Ambientalistas discutem soluções naturais para a água


A Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no ano de 1992 sugeriu a data 22 de março para celebrar o Dia Mundial da Água. Com isso, representantes de países de todo o mundo aproveitam o mês de março para desenvolver ações e discutir temas inerentes a água.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Na ocasião em que sugeriu a data a ONU divulgou um documento denominado “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Foram apresentados pontos importantes sobre o recurso hídrico, destacando sua importância e a necessidade de preservação.

De acordo com os especialistas, 70% do planeta terra é coberto por água. Porém, 97,5% é salgada e imprópria para o consumo humano. Uma pessoa precisa de pelo menos 40 litros de água para exercer as atividades diárias.

Mais de cinco milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência de doenças ligadas à falta de água potável e ao saneamento básico.

Por isso é imperativo que toda a sociedade se conscientize da urgente necessidade de conservação de nascentes e mananciais, evitando também a poluição e a contaminação. Medidas simples fazem grandes diferenças.

De acordo com Thiago Contage Damaceno, superintendente da concessionária Águas de Pará de Minas, o tema é muito importante para toda a humanidade e uma oportunidade para todos refletirem sobre o uso racional da água:


Thiago Contage Damaceno
diamundialdaaguatiagocontage1

Os comitês de bacias hidrográficas são órgãos que precisam continuar ampliando as discussões sobre a preservação e o consumo correto da água dos mananciais. A mudança de comportamento garantirá o abastecimento para o futuro:

Thiago Contage Damaceno
diamundialdaaguatiagocontage2

Anualmente a ONU escolhe um tema para ser debatido no Dia Mundial da Água. Em 2018 as autoridades mundiais discutem neste mês de março obre “Soluções Naturais para a Água”.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!