Força-tarefa será intensificada para combater criadouros do mosquito transmissor da Dengue em Pará de Minas


Recentemente a Secretaria Municipal de Saúde informou o aumento do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e do Zika Vírus. Uma situação bastante preocupante.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O resultado foi apontado pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Uma pesquisa por amostragem que revela quais as regiões do município que tem um maior número de mosquitos.

Esses dados também revelam a falta de cuidado da população em relação aos reservatórios de água parada. Vale lembrar que o maior número de focos da Dengue é registrado dentro de residências e empresas.

A pesquisa registrou um índice 5,5%. O Ministério da Saúde recomenda um controle da infestação inferior e 1% para evitar risco de epidemia. A estatística mostra que Pará de Minas pode sofrer outra epidemia de Dengue se o combate não for intensificado.

De acordo com Adilson José Batista, gerente de Combate a Endemias, foi elaborada uma programação para atacar os focos do Aedes aegypti nos bairros em que a situação está mais crítica.

Serão realizadas 15 ações de combate denominada força-tarefa para eliminar os criadouros dos insetos. Os bairros Prefeito Wálter Martins e Vila Sinhô serão os primeiros a receber as equipes da prefeitura para recolher todos os materiais que acumulam água parada:

Adilson José Batista
adilsonbatista_dengue1


A grande surpresa do último levantamento foram às caixas d’água e os recipientes utilizados para cães e gatos dentro das residências. Por isso é importante que cada morador colabore com a saúde pública:

Adilson José Batista
adilsonbatista_dengue2

Os agentes de combate a Endemias visitarão antecipadamente os bairros avisando quando será realizada a força-tarefa e distribuirão comunicados para os moradores. Toda a população está convidada a apoiar o trabalho ajudando no combate ao mosquito transmissor da Dengue e de outras doenças.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!