Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

CBF faz balanço positivo das competições de base de 2017

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O ano de 2017 foi marcado por novidades e pela consolidação do modelo de sucesso adotado pela CBF para as competições de base. Neste ano, foram oito campeonatos organizados pela Confederação para compor o calendário. Para se dimensionar o investimento feito na formação e desenvolvimento de novos jogadores, em 2014, eram três torneios destinados à base.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Só em 2017 foram três estreias pensadas para encorpar e fortalecer o calendário: a criação da Supercopa do Brasil Sub-20, a organização do Campeonato Brasileiro de Aspirantes e a reformulação da Copa de Seleções Estaduais Sub-20. Para o próximo ano, a expectativa é que novas competições sejam propostas para dar sequência ao trabalho de desenvolvimento do futebol brasileiro realizado pela CBF.

Campeonato Brasileiro Sub-20

A terceira edição do Brasileirão Sub-20 contou com a participação de 20 equipes representando os principais clubes do cenário nacional. Em uma competição equilibrada, o campeão Cruzeiro fez uma campanha de reviravoltas. Virtualmente eliminado na primeira fase após uma derrota e um empate, a equipe celeste se classificou na última rodada contra o Vasco da Gama, em Moça Bonita, com uma virada nos acréscimos.

A Raposa cresceu na competição e, nas fases finais, mostrou novamente sua veia de superação: desbancou o Atlético-PR na Arena da Baixada e conquistou o título do Brasileirão Sub-20 em cima do Coritiba, em pleno Couto Pereira, na disputa de pênaltis.


Copa do Brasil Sub-20

Em 2017, a Copa do Brasil Sub-20 contou com 32 participantes em sua sexta edição. Finalistas do torneio, Atlético-MG e Flamengo-RJ tiveram as melhores campanhas ao longo da competição. O Galo teve seis vitórias, dois empates e duas derrotas, enquanto o Rubro-Negro registrou seis triunfos e três empates. O Atlético-MG levou o título nos pênaltis, e o Flamengo acabou com o segundo lugar apesar de terminar invicto o campeonato.


Supercopa do Brasil Sub-20

Em sua edição de estreia no calendário da CBF para as categorias de base, a Supercopa do Brasil Sub-20 não poderia ter começado melhor: um clássico mineiro entre Atlético-MG (campeão da Copa do Brasil Sub-20) e Cruzeiro-MG (vencedor do Brasileirão Sub-20). Além do título em disputa, o campeão garantia uma vaga para representar o Brasil na Libertadores em 2018. As finais foram realizadas no Independência e terminaram em dois empates: 0 a 0 e 2 a 2, levando a decisão para os pênaltis. Na marca da cal, melhor para o Cruzeiro, que se sagrou campeão da competição e levou o caneco para a Toca da Raposa.


Campeonato Brasileiro de Aspirantes

O ano de 2017 marcou a estreia do Campeonato Brasileiro de Aspirantes no calendário do futebol de base da CBF. Dez equipes se dividiram em dois grupos na briga por uma vaga nas semifinais da competição. O primeiro e o segundo colocados de cada chave se classificavam para a fase seguinte. E, desde o início da disputa, Internacional-RS e Santos-SP pareciam prontos para disputar a final.

O Colorado e o Peixe lideraram as suas respectivas chaves na fase de grupos do torneio, terminando invictos. Nas semifinais, os gaúchos bateram a equipe do Atlético-MG. Já os santistas derrotaram os rivais do São Paulo. Na final, melhor para o Inter: após uma vitória por 3 a 1 no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), o Colorado segurou o Peixe na partida de volta na Vila Belmiro e, com um empate em 1 a 1, se sagrou o primeiro campeão do Brasileirão de Aspirantes.


Copa do Nordeste Sub-20

Em 2017, a Copa do Nordeste Sub-20 foi realizada entre os dias 17 e 27 de novembro e sediada em Sergipe. Ao todo, 20 equipes participaram da competição. E, na terceira edição do torneio, o título do Nordestão Sub-20 voltou para as mãos de um velho conhecido do troféu: o Vitória-BA derrotou o Bahia-BA na grande decisão, no Batistão, em Aracaju (SE), e faturou o bicampeonato.

O Rubro-Negro já havia conquistado a Copa do Nordeste Sub-20 em 2015, ano de estreia da competição no calendário da CBF. Para chegarem à final, os rivais baianos tiveram as duas melhores campanhas do campeonato. O Vitória-BA somou cinco triunfos e apenas uma derrota, enquanto o rival Bahia-BA teve quatro vitórias, um empate e uma derrota, justamente a disputa do título no clássico Ba-Vi.


Copa de Seleções Estaduais Sub-20

A Copa de Seleções Estaduais Sub-20 voltou ao calendário de competições de base da CBF neste ano de 2017. Após a edição de 2015, com quatro participantes, a segunda edição reuniu selecionados dos 26 Estados do país. Ao todo, foram 35 partidas disputadas no decorrer do campeonato em exatos 30 dias de competição.

Grandes destaques e finalistas do torneio, as equipes do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul chegaram à finalíssima invictas. Para cariocas e gaúchos, o aproveitamento era de 100% no campeonato: foram quatro vitórias e nenhum empate ou derrota para cada seleção. Na grande decisão, disputada no estádio de Moça Bonita, no Rio de Janeiro (RJ), um empate em 1 a 1 levou a disputa para os pênaltis. Na marca da cal, melhor para a equipe do Rio Grande do Sul, que derrotou os donos da casa por 5 a 4 nas penalidades e conquistou o inédito título da Copa de Seleções Estaduais Sub-20.


Copa do Brasil Sub-17

A quinta edição da Copa do Brasil Sub-17 colocou frente a frente na decisão dois rivais históricos: em 2017, Corinthians-SP e Palmeiras-SP se enfrentaram em duas partidas realizadas no Pacaembu, em São Paulo (SP). O Verdão e o Timão chegaram à final invictos na competição: cinco vitórias e dois empates para os palestrinos, e cinco vitórias e três empates para os alvinegros.

O Corinthians-SP defendia o título conquistado em 2016 e buscava o bicampeonato. O Palmeiras, melhor ataque do torneio com 21 gols, tentava a conquista inédita. O Verdão venceu a partida de ida por 1 a 0. O Timão devolveu o placar no jogo de volta e o título foi decidido nos pênaltis. No final, melhor para a molecada do Palmeiras, que derrotou o rival por 4 a 3 nas penalidades e faturou o caneco. É a terceira conquista de uma equipe paulista em cinco edições da Copa do Brasil Sub-17.

Com site da CBF

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm