Começam obras de contenção de barreira e limpeza no ribeirão Paciência para evitar desmoronamento


As obras tiveram início nesta segunda-feira, 24 de julho, nas margens e no leito do ribeirão Paciência, no trecho localizado nas proximidades da rua Dr. Higino, bairro Várzea, próximo a Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria (Sica).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A equipe de uma empresa contratada pela prefeitura utilizou uma escavadeira de grande porte para realizar a limpeza do curso d’água e preparar as margens para receber 17 metros de gabião, uma muralha de pedra para contenção de águas.


Também vem sendo realizada a limpeza do ribeirão para evitar que a pouca vazão da água se transforme em poças que facilitam a proliferação de pernilongos e contribuem com o cheiro insuportável provocado por dejetos industriais despejados no leito do manancial.

O município está investindo R$ 35 mil nesta obra e são fruto de uma parceria um trabalho conjunto entre a prefeitura, a Concessionária Águas de Pará de Minas e a ARSAP (Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto).

A previsão é que as obras sejam concluídas em um prazo de até 30 dias. O objetivo é prevenir que a água das próximas chuvas provoquem desmoronamentos de terra naquela região, como explica o vice-prefeito e secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Porfírio de Oliveira Filho:

José Porfírio de Oliveira Filho
ribeiraozezeporfirio1

Ele informa também que outra escavadeira realizará um serviço de limpeza do ribeirão Paciência na região próxima ao Patronato, no bairro Patafufo. Esse trabalho reduzirá a infestação de pernilongos em Pará de Minas:


José Porfírio de Oliveira Filho
ribeiraozezeporfirio2

Frederico Mendes Amaral, gerente da ARSAP, explicou que existe um fundo reservado para a recuperação de mananciais do município. A agência fez a solicitação e a Concessionária Águas de Pará de Minas atendeu e fez o investimento:

Frederico Mendes Amaral
ribeiraofredericomendesamaral


De acordo com o contrato assinado entre a prefeitura e a concessionária do serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto, 0,5% do que é arrecadado nas contas é reservado para estes tipos de investimentos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!