Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Inaugurada nova sede do consulado da Itália em Minas Gerais

Manoel Marques/Imprensa MG

Foi realizada na sexta-feira (23) da cerimônia de inauguração da nova sede do consulado da Itália em Belo Horizonte. Durante o evento, com a presença do ministro Italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, Angelino Alfano, do embaixador da Itália no Brasil, Antônio Bernardini, e da cônsul da Itália em Minas Gerais, Aurora Russi, o governador destacou a relação próxima do Estado com o país europeu.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“Gostaria de registar nossa alegria em poder inaugurar essa nova sede do consulado, agora sim à altura do que a Itália significa para nós, mineiros. Não sei se o ministro sabe, mas Belo Horizonte foi uma cidade construída por imigrantes. Belo Horizonte fez, no ano passado, 120 anos de existência e, desde a sua construção, os imigrantes, e em especial os italianos, tiveram papel fundamental para esta cidade e para o Estado. Sem a contribuição da Itália, Minas Gerais não teria conseguido alcançar a posição que tem hoje no Brasil e no mundo”, afirmou.

“Também é um momento histórico, por ser a primeira vez que recebemos um ministro das Relações Exteriores da Itália na nossa cidade. É um momento especial pelo senhor ter vindo aqui e escolhido nossa cidade para fazer essa visita. A Itália é um país, acima de tudo, amigo dos mineiros”, completou Fernando Pimentel.

A nova sede ocupa uma casa tombada, construída em 1972. Com a mudança para o novo endereço, o consulado conseguiu reorganizar os serviços oferecidos, aumentando o período de atendimento ao público. Em Minas Gerais, o consulado registra hoje mais de 27 mil cidadãos italianos. Além deles, considera-se que 30% da população mineira é de origem Italiana.

O ministro Angelino Alfano lembrou a grande presença dos italianos no Brasil. “Trinta milhões de cidadãos brasileiros são ítalo-descendentes. Temos o Brasil no coração. Hoje, lembramos aqui a imigração de tantos italianos para o Brasil. Gostaria de agradecer o governador Fernando Pimentel por abrir as portas a tantos italianos que estão aqui. Que esta seja a primeira de muitas vindas de ministros italianos a Belo Horizonte”, ressaltou.

Já o embaixador Antônio Bernardini lembrou a parceria existente entre Minas Gerais e a Itália. “Minas Gerais entra em todas as conversas que envolvem Brasil e Itália. Por isso, achei importante encontrar uma nova sede para o consulado na capital, simbolizando a nossa relação. Temos de valorizar nossa presença num território tão importante. Ninguém melhor que o governador para poder atestar nossa presença e trabalho no Estado”, pontuou.

Também participaram da cerimônia os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Cultura, Ângelo Oswaldo, os presidentes da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Cristiane Serpa, e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior, o senador Antonio Anastasia, os deputados estaduais Léo Portela e Durval Ângelo, além de prefeitos e lideranças políticas. Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm