Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Governos do Brasil e Colômbia se comprometem a trocar informações sobre migrações

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os governos do Brasil e da Colômbia se comprometeram a firmar um acordo para a troca de informações acerca de movimentos migratórios. O objetivo é garantir um intercâmbio de dados sobre o tema, em especial a entrada de venezuelanos nos dois países em decorrência da crise econômica e política por que passa a nação vizinha.

A proposta foi discutida hoje (22) pelo ministros da Segurança Pública do Brasil, Raul Jungmann, e das Relações Exteriores da Colômbia, Carlos Trujillo, em reunião na capital do país, Bogotá.

“Hoje o Brasil lida com a questão das migrações de venezuelanos no estado de Roraima. Aqui [na Colômbia] eles lidam com o mesmo problema, mas com número maior. Queremos tratar conjuntamente as informações sobre essas migrações, não só entre Brasil e Colômbia, mas também com os demais países que sofrem o impacto dessa migração da Venezuela”, disse Jungmann.

Segundo o ministro, o chanceler colombiano se prontificou a levar a temática da situação da Venezuela e de seus impactos nos países vizinhos para debate na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Combate ao crime
Os dois ministros trataram também dos desafios no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas e de armas na região. Entre as estratégias para lidar com o problema foi destacada a necessidade de fortalecer a Ameripol, polícia conjunta do continente. Segundo Jungmann, ela precisa ter maior capacidade operativa e de inteligência, para se aproximar de agências internacionais de cooperação em segurança como a Interpol e a Europol. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm