Seminário debate direitos das pessoas com deficiência na educação, trabalho e na assistência familiar


A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPD) promoveram o 2º Seminário com o tema “Direitos, Necessidades e Realizações”.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O evento aconteceu nesta quarta-feira, 23 de agosto, no auditório Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt localizado na Faculdade de Pará de Minas (FAPAM) e contou com a presença de especialistas, estudantes, representantes de entidades e pessoas com deficiências.

Especialistas das áreas de saúde, educação, apoio familiar e comunitário, também de inclusão no mercado de trabalho participaram de uma mesa redonda debatendo o tema, proporcionando a troca de experiências e conhecimento.

De acordo com Alexandre Pinto Coelho Keuffer Mendonça, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o objetivo das discussões é mostrar para a população o trabalho de assistência realizado e os desafios enfrentados:

Alexandre Pinto Coelho Keuffer Mendonça
alexandrekeufer_seminario

A psicóloga Eunaihara Lígia Liras Marques abordou a questão da inclusão dos portadores de deficiência no sistema educacional. Ela ressalta que apesar de todos nós sermos diferentes os direitos a educação deve ser igual:

Eunaihara Lígia Liras Marques
eunaiahara_seminario

Mariana Fioravante Barbosa, gerente do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da APAE de Pará de Minas, discorreu sobre a deficiência intelectual. Ela apresentou a realidade dessas pessoas e as demandas que elas tem diariamente:

Mariana Fioravante Barbosa
marianabarbosa_seminario

Gilson Júnio Oliveira Menezes atuou como intérprete do palestrante Felipe César, diretor da Associação de Surdos de Pará de Minas (ASPAM). Ele aproveitou a oportunidade para demonstrar a importância do mercado de trabalho abrir oportunidades para os portadores de deficiência:

Gilson Júnio Oliveira Menezes
gilsonjunio_seminario


O assistente social e professor Lucimar Francisco Rosa, falou sobre a rede de apoio familiar. Segundo ele, é preciso entender que muitas famílias de pessoas deficientes lidam com grandes problemas e precisam de muito apoio:

Lucimar Francisco Rosa
lucimarfrancisco_seminario

Na sequência à programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017, na quinta-feira (24), às 19 horas, na sede da APAE será realizado a exposição APAE Mostra Arte. Na sexta e sábado, dias 25 e 26, será promovida uma capacitação de profissionais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!