Prédio do novo Fórum da Comarca de Pará de Minas terá mais de sete mil metros e custará R$ 30 milhões

Perspectiva novo Fórum de Pará de Minas/TJMG/Divulgação

Há muitos anos é aguardada com expectativa a obra de construção da nova sede do Poder Judiciário em Pará de Minas. O prédio utilizado atualmente é muito antigo já passou por reformas para atender as demandas.

Mesmo assim a estrutura não comporta o crescimento da Comarca. Prova disso é que os últimos juris populares foram realizados no plenário da Câmara Municipal, na avenida Presidente Vargas.

Perspectiva novo Fórum de Pará de Minas/TJMG/Divulgação

O Fórum Desembargador Pedro Nestor, localizado na praça Afonso Pena, Centro, já foi palco de ações e julgamentos que entraram para a história. O prédio faz parte do patrimônio histórico do estado.

O projeto da nova edificação já foi elaborado pelo setor de engenharia do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). A obra será executada em uma área de sete mil metros quadrados, localizada entre as ruas José Gastão Machado e Tarsila do Amaral, no bairro Cores de Minas.

A descentralização do Poder Judiciário deverá acarretar a mudança de escritórios de advocacia, estabelecimentos comerciais, e até o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O local escolhido é de fácil acesso e em uma área nobre da cidade.

Perspectiva novo Fórum de Pará de Minas/TJMG/Divulgação

De acordo com a juíza Herilene de Oliveira Andrade, diretora do Foro da Comarca de Pará de Minas, o TJMG já publicou o edital de licitação para escolha da empreiteira que ficará responsável pela execução do projeto:

Herilene de Oliveira Andrade
novoforumherilenedeoliveira1


O imóvel utilizado pelo Fórum atualmente será devolvido ao governo do estado de Minas Gerais. Ainda não existe uma informação oficial de como ele será utilizado pelo poder público depois que o novo prédio ficar pronto:

Herilene de Oliveira Andrade
novoforumherilenedeoliveira2

No projeto elaborado o novo Fórum terá capacidade para abrigar nove varas, numa área construída de 7.050 m². O custo da obra, prevista para ser executada em 720 dias, será em torno de R$ 30 milhões.

Perspectiva novo Fórum de Pará de Minas/TJMG/Divulgação

Entretanto a assessoria de comunicação do TJMG confirmou a reportagem do Portal GRNEWS que o edital para a construção do novo fórum das Comarcas de Itajubá, Três Corações, Itaúna e Pará de Minas será republicado pela TJMG em breve.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!