Desemprego e recessão econômica contribuem com o endividamento das famílias brasileiras


Um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que apenas no mês de junho 13,3% dos brasileiros queimaram reservas financeiras para bancar as contas básicas.

Como sempre o cartão de crédito continua ocupando o primeiro lugar como o vilão do endividamento, o que já era de se esperar devido aos juros exorbitantes. O segundo na lista é o cheque especial, que também cobra juros muito altos, e em terceiro ficou o carnê de lojas.

Como consequência muitas famílias tiveram que retirar dinheiro da reserva financeira feita no passado para quitar as despesas. Em muitos casos até as contas básicas para manutenção da casa não fechavam.

Em maio a taxa de desemprego registrada chegou a 12,7%. Isso significa que 13,2 milhões de trabalhadores estão sem a carteira assinada, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o economista Eduardo de Almeida Leite, esse tipo de situação é comum em países com a economia estagnada e sem geração de emprego, como é o caso do Brasil. O especialista atribui as dificuldades a três fatores básicos.

O primeiro está relacionado aos efeitos da crise política no mercado. Sem uma definição do governo os investidores recuam e não injetam recursos na economia brasileira, afetando a geração de empregos.

O segundo fator foi o prejuízo provocado pela greve dos caminhoneiros, afetando até mesmo a balanço comercial. O terceiro e último agravante está relacionado as disputas envolvendo Estados Unidos, China e Europa:


Eduardo de Almeida Leite
recessaoeconomicaeduardoleite1

Sem emprego as famílias perdem o poder de compra e não conseguem nem mesmo quitar as despesas essenciais. Com isso é preciso utilizar os recursos que estavam reservados para honrar os compromissos financeiros:

Eduardo de Almeida Leite
recessaoeconomicaeduardoleite2

A recessão econômica vem se mantendo nos últimos anos e a situação é preocupante. O grande modificador deste ano poderá ocorrer nas eleições que serão disputadas em outubro deste ano. O próximo governo terá que cumprir com o dever de casa e controlar as contas públicas:

Eduardo de Almeida Leite
recessaoeconomicaeduardoleite3

Sempre é importante destacar que os especialistas sugerem o uso moderado do cartão de crédito e do cheque especial. Esses recursos devem servir apenas para uma emergência porque cobram juros muito altos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!