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Saiba como reforçar o sistema imunológico através da alimentação

Por Fernanda Medina

É só o clima mudar para logo sentirmos os efeitos no nosso corpo. E é nesse momento que começamos a nos preocupar em reforçar o sistema imunológico.

Porém, devemos fazer isso ao longo de todo ano e não somente nos períodos frios. Reforçar nosso sistema imunológico faz com que estejamos mais preparados para suportar as mudanças bruscas de temperaturas.

A alimentação é fundamental para reforçar o sistema imunológico, e para isso ela deve ser ao longo de todo o ano rica em nutrientes imunomoduladores e antiinflamatórios.

Uma alimentação colorida e variada é capaz de deixar o sistema imunológico bastante eficiente.

Diariamente devem ser incluídos em nosso cardápio alimentos coloridos naturalmente. Eles apresentam em sua composição nutrientes e pigmentos essenciais ao reforço do organismo.

Milhares de compostos são fundamentais, aqui serão citados apenas alguns deles, portanto, uma alimentação bastante variada é o ideal.

As antocianinas são compostos importantíssimos com função antiinflamatória, elas estão presentes nos alimentos vermelhos e roxos como açaí, acerola, morango, goiaba, berinjela, beterraba, uvas, cebola roxa dentre outros.

O ômega 3 tem papel fundamental na preservação da membrana das células e antiinflamatório natural, ele está presente nos peixes, chia, linhaça e na forma de suplementação.

A vitamina D é uma vitamina que não pode faltar em qualquer indivíduo! Suas funções são inúmeras e reforçar o sistema imunológico é uma delas. Mas infelizmente suas fontes alimentares são pouquíssimas e a melhor forma de aumentar seus níveis é tomando sol! Aumentar nossa exposição solar é fundamental para ativar a vitamina D em nosso corpo. Avaliar esta vitamina no sangue é de extrema importância, pois, caso seus níveis estejam muito abaixo do recomendado uma suplementação se faz necessária! Por isso solicite ao seu médico ou nutricionista o exame de vitamina D e se será necessária uma suplementação.

O extrato de própolis também é um excelente imunomodulador, detoxificante, antiinflamatório e antioxidante, sendo um suplemento fundamental para o reforço de todo o organismo.

Os suplementos de probióticos estão sendo bastante estudados em relação à sua importância no reforço do sistema imunológico. Eles são bactérias boas que podem ser utilizados diariamente (consulte seu médico ou nutricionista para saber como).

Outros nutrientes como zinco (oleaginosas, carnes, sementes), selênio (sementes, oleaginosas, grãos), vitamina A (cenoura, manga, mamão, gema de ovo, etc), vitamina C (laranja, kiwi, morango, acerola, etc.) são importantes também para reforçar o sistema imunológico. Por isso novamente vale reforçar que uma alimentação variada é fundamental!!!

O carboidrato é um nutriente essencial ao reforço do sistema imunológico. Pensando em atletas e praticantes de atividades fisicas intensas, esse é um elemento que nunca deve faltar numa dieta. Por isso, dietas restritas em carboidratos por longos períodos são prejudiciais ao nosso sistema de defesa, fique atento caso você esteja doente com muita frequência e está em dietas com restrição de carboidratos. Procure seu nutricionista e saiba como incluir este macronutriente de maneira correta na sua alimentação. Fontes de carboidratos são inúmeras: pão, arroz, batatas, macarrão, mandioca, frutas, aveia, etc.

Além da alimentação, uma boa noite de sono, praticar exercícios físicos regularmente e reduzir o estresse são maneiras de reforçar o sistema imunológico.

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