Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Alagamentos e deslizamentos são registrados após chuva forte no Rio de Janeiro

O sistema Alerta Rio informou que município permanece em estágio de atenção desde as 3h15 desta quinta (22) por causa de núcleos de chuva, associados à entrada de ventos úmidos que sopram do mar em direção ao continente. A cidade, que já tinha enfrentado chuva forte durante a madrugada, voltou a passar por transtornos entre 11h e 14h.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em consequência, foram registrados vários alagamentos, bolsões d’água, queda de árvores e deslizamentos de terra.

Sirenes
Na Rocinha, sete sirenes foram acionadas diante dos riscos de deslizamento após o registro de fortes chuvas, entre 11h15 e 11h30, com registro de 8,2 milímetros (mm) de precipitação. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio alertou que, por medida de segurança, nesses casos, os moradores devem seguir as orientações das mensagens de áudio e se dirigir aos pontos de apoio.

O acionamento das sirenes ocorre quando é atingido um dos protocolos para a medida: acumulado de 150 mm de chuva em 24 horas. Pelo mesmo motivo, quatro sirenes foram acionadas na comunidade do Vidigal, em que foi registrado acumulado de 12,2mm entre 11h30 e 11h45.

Deslizamentos
Próximo ao Vidigal, um deslizamento de terra interrompeu o tráfego nas duas pistas da Avenida Niemeyer. Às 14h06, a faixa em direção a São Conrado foi liberada, permanecendo fechada no sentido do Leblon, para trabalho das equipes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros. Não houve registro de vítimas. Houve deslizamento também na Estrada da Gávea.

Na zona norte, em apenas 15 minutos o bairro de Irajá registrou, entre 13h15 e 13h30, 7,2mm, que segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, corresponde a chuva forte. Pouco antes em Madureira, os pluviômetros marcaram 9,8 mm, entre 12h30 e 12h45, e no Alto da Boa Vista, atingiram 6,4 mm.

Equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) foram para a autoestrada Lagoa-Barra para escoar bolsões d’água que afetavam a mobilidade na altura da Rocinha. Em consequência disso, o trânsito na região ficou lento nos dois sentidos.

Baixada Fluminense
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que às 11h15, o rio Botas, em Nova Iguaçu, estava em alerta máximo, que é o nível anterior ao transbordamento, pela escala de monitoramento do órgão. O mesmo ocorreu com o rio Saracuruna, em Duque de Caxias. Já os rios na região serrana estavam em atenção.

A medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), entre 5h30 da madrugada e 11h30 da manhã de hoje, Em Belford Roxo foram registrados 71,5 mm, em Nova Iguaçu foram 53,0 mm e em São João de Meriti 61,6 mm.

Previsão
De acordo com o Centro de Operações, o tempo permanecerá instável no Rio até a noite de hoje, podendo ocorrer acumulados significativos em alguns pontos da cidade. Para amanhã e sábado, a tendência é de redução da intensidade da chuva, com previsão de chuviscos e chuva fraca isolada. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm