Publicações em áudio e braile da Biblioteca Pública facilita acesso de deficientes visuais ao conhecimento


O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado nesta sexta-feira, 21 de setembro. A data coincide com o Dia da Árvore e representa o surgimento das reivindicações de cidadania e da igualdade.

Em Pará de Minas é realizado um importante trabalho para as pessoas com deficiência visual na Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado, localizada no prédio da Casa da Cultura, na praça Torquato de Almeida, Centro.

O espaço conta com publicações em áudio e na linguagem que possibilita a leitura através do tato. Até uma impressora possibilita transcrever textos para o braile e todo o suporte é fornecido para aqueles que precisam.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) disponibiliza aulas de braile para todos os portadores de deficiência visual. Com isso eles podem obter informações importantes para exercer as atividades do cotidiano.

Maria Mônica Perpétua Rodrigues, funcionária da Biblioteca Pública Municipal e presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Pará de Minas (ADEVIPAM), auxilia todos os leitores que precisam do braile:


Maria Mônica Perpétua Rodrigues
brailenabibliotecamariamonicarodrigues

Alisson Sousa Mendes, membro do Conselho Fiscal da ADEVIPAM, conta que o trabalho com o braile contribui para que os portadores de deficiência visual se sintam úteis à sociedade e desenvolvam habilidades através da leitura:


Alisson Sousa Mendes
brailenabibliotecaalissonsousamendes

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Os dados mostram a importância de ofertar serviços que atendam a demanda e promovam a inclusão social. Em Pará de Minas quase três mil pessoas possuem algum tipo de deficiência visual.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!