Oficina ensina paraminenses a confeccionar tapetes para as procissões que celebram Corpus Christi


Nos últimos anos as seis paróquias de Pará de Minas se unem para celebrar o Dia de Corpus Christi, celebrado a cada 15 de junho. O Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

As paróquias de Pará de Minas, assim como as paróquias de São José da Varginha, Igaratinga e Florestal pertencem a Forania Nossa Senhora da Piedade, vinculada a Diocese de Divinópolis.

A procissão de Corpus Christi pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico. O objetivo é testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia. Este é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento deixa o sacrário da igreja e percorre as ruas.


Devido à importância desse momento para o povo católico, se tornou uma tradição a projeção de tapetes a base de serragens, tinta e muita criatividade nas ruas onde passam as procissões. Nestes tapetes são retratados os objetos que representam o sangue e o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Para que mais pessoas possam aprender a confeccionar os tapetes da procissão de Corpus Christi, as paróquias firmaram uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo para a realização de oficinas.


Com isso serão ministradas oficinas para ensinar as pessoas esta técnica. A primeira delas ocorreu neste domingo 21 e a segunda será no próximo domingo 28 de maio. Os participantes recebem orientações durante as aulas para confeccionar tapetes. De acordo com Cléber Nonato da Silva, um dos instrutores do curso, os enfeites se tornaram um patrimônio cultural imaterial do município e a tradição precisa ser preservada:


Cléber Nonato da Silva
tapetescorpuschristiklebernonato

Wagner de Vasconcelos Campos, também instrutor da oficina, explica que as técnicas para projetar os tapetes nas ruas são muito simples e nenhum participante terá dificuldades para desenvolver um belo trabalho em favor da fé:


Wagner de Vasconcelos Campos
tapetescorpuschristiwagnercampo

Padre Ydecy Ferreira Santos, vigário responsável pela Forania de Nossa Senhora da Piedade e auxiliar da Paróquia de São Francisco, afirma que na festa do Corpus Christi deve ser demonstrada a toda a população através dos trabalhos artísticos com base na fé:

Padre Ydecy Ferreira Santos
tapetescorpuschristipadreydecy1

O sacerdote informa ainda que no dia 15 de junho a procissão será realizada novamente com todas as paróquias de Pará de Minas unidas. A procissão sairá do Parque do Bariri, no bairro São José.

Porém, antes do início do cortejo, os fieis darão um abraço simbólico na lagoa do parque para destacar a Campanha da Fraternidade de 2017 que discutiu a importância de todos cuidarem da natureza:


Padre Ydecy Ferreira Santos
tapetescorpuschristipadreydecy2

Os 120 participantes da oficina dos tapetes de Corpus Christi já foram selecionados previamente pelas seis paróquias de Pará de Minas. Por isso não haverá inscrições abertas para o público.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!