Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Mercado espera redução na taxa básica de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) iniciou na terça (20), em Brasília, a segunda reunião do ano, com expectativa do mercado financeiro de redução de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic. Na quarta (21), será realizada a segunda e última parte da reunião, com anúncio da decisão às 18h.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em fevereiro deste ano, o Copom cortou a Selic pela 11ª vez seguida. A taxa Selic caiu em 0,25 ponto percentual, de 7% ao ano para 6,75% ao ano. Agora, poderá ir para 6,5%

Com essa redução, a taxa chegou ao menor nível de toda a série histórica do BC, com início em 1986. De outubro de 2012 a abril de 2013, a Selic foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015.

Em outubro de 2016, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 7% ao ano em dezembro do ano passado, o nível mais baixo até então.

Na reunião passada, o comitê chegou a dizer que poderia encerrar o ciclo de cortes na Selic este mês, mas, com a economia em recuperação e a inflação mais baixa, o mercado espera por novo corte nos juros básicos.

Juros podem cair
De acordo com pesquisa do BC junto a instituições financeiras, a expectativa é que a Selic seja reduzida em 0,25 ponto percentual na reunião desta semana e se mantenha em em 6,5% ao ano até o fim de 2018.

A expectativa do mercado financeiro é que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), termine este ano em 3,63%%, abaixo do centro da meta: 4,5%.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia.

Ao reajustar a Selic para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Ao reduzir os juros básicos, a tendência do Copom é baratear o crédito e incentivar a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm