Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Desfile comemorativo no entorno do Parque do Bariri celebra os 159 anos de Pará de Minas. Veja as imagens


O município de Pará de Minas completa 159 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira, 20 de setembro. A origem da cidade está ligada ao deslocamento dos bandeirantes à procura de ouro e pedras preciosas, no final do século XVII.

Tudo começou por causa da descoberta das minas de ouro de Pitangui, que se tornou centro de migração e riqueza na área compreendida entre os rios Paraopeba, São João e Pará.

Existia um ponto de pouso às margens do Ribeirão Paciência, onde muitos cidadãos ficavam. Eles tratavam da terra e à criação de animais. Um deles era o mercador Manuel Batista.

Ele foi apelidado de “Pato Fofo” por causa de seu peso excessivo e de sua baixa estatura. Manuel Batista estabeleceu-se em uma fazenda que passou a explorar. Sua fama logo alcançou outros domínios da região.

A casa onde o Pato Fofo residiu é considerada a primeira residência construída na cidade e atualmente abriga o Museu Histórico de Pará de Minas (MUSPAM).

Em decorrência do apelido de Manuel Batista, o local ficou conhecido como Patafufio ou Patafufo, variações de “Pato Fofo”. Nesta quinta-feira, 20 de setembro, foi promovido um desfile no entorno do Parque do Bariri, no bairro São José, para marcar a data.

Participaram do evento as escolas públicas e particulares, grupo de Escoteiros, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, fanfarras, bandas de música, representantes de outras entidades e também empresas.

A manhã chuvosa em Pará de Minas não tirou o brilho do evento, que foi realizado com sucesso. Ao mesmo tempo resgatou o espírito cívico dos paraminenses, como afirma o prefeito Elias Diniz (PSD):


Elias Diniz
desfilecivicoeliasdiniz

Ednamara Campolina, diretora da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, destacou o entusiasmo de todos os alunos para participar das apresentações em comemoração ao aniversário de Pará de Minas:


Ednamara Campolina
desfilecivicoednamaracampolina

Às 19h desta quinta-feira (20) será realizada na Câmara Municipal a entrega dos Títulos de Cidadania Honorária e os Diplomas de Honra ao Mérito. As homenagens serão prestadas aos cidadãos que contribuem para o desenvolvimento do município.

Veja as imagens do desfile comemorativo aos 159 anos de Pará de Minas:

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm