Desfile comemorativo no entorno do Parque do Bariri celebra os 159 anos de Pará de Minas. Veja as imagens


O município de Pará de Minas completa 159 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira, 20 de setembro. A origem da cidade está ligada ao deslocamento dos bandeirantes à procura de ouro e pedras preciosas, no final do século XVII.

Tudo começou por causa da descoberta das minas de ouro de Pitangui, que se tornou centro de migração e riqueza na área compreendida entre os rios Paraopeba, São João e Pará.

Existia um ponto de pouso às margens do Ribeirão Paciência, onde muitos cidadãos ficavam. Eles tratavam da terra e à criação de animais. Um deles era o mercador Manuel Batista.

Ele foi apelidado de “Pato Fofo” por causa de seu peso excessivo e de sua baixa estatura. Manuel Batista estabeleceu-se em uma fazenda que passou a explorar. Sua fama logo alcançou outros domínios da região.

A casa onde o Pato Fofo residiu é considerada a primeira residência construída na cidade e atualmente abriga o Museu Histórico de Pará de Minas (MUSPAM).

Em decorrência do apelido de Manuel Batista, o local ficou conhecido como Patafufio ou Patafufo, variações de “Pato Fofo”. Nesta quinta-feira, 20 de setembro, foi promovido um desfile no entorno do Parque do Bariri, no bairro São José, para marcar a data.

Participaram do evento as escolas públicas e particulares, grupo de Escoteiros, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, fanfarras, bandas de música, representantes de outras entidades e também empresas.

A manhã chuvosa em Pará de Minas não tirou o brilho do evento, que foi realizado com sucesso. Ao mesmo tempo resgatou o espírito cívico dos paraminenses, como afirma o prefeito Elias Diniz (PSD):


Elias Diniz
desfilecivicoeliasdiniz

Ednamara Campolina, diretora da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, destacou o entusiasmo de todos os alunos para participar das apresentações em comemoração ao aniversário de Pará de Minas:


Ednamara Campolina
desfilecivicoednamaracampolina

Às 19h desta quinta-feira (20) será realizada na Câmara Municipal a entrega dos Títulos de Cidadania Honorária e os Diplomas de Honra ao Mérito. As homenagens serão prestadas aos cidadãos que contribuem para o desenvolvimento do município.

Veja as imagens do desfile comemorativo aos 159 anos de Pará de Minas:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!