Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Municípios tombados pelo Patrimônio Histórico valorizam turismo no Brasil


A data de 17 de agosto marca, desde 1998, as comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico no Brasil. A riqueza do País nesse quesito é indiscutível. Atualmente, há 83 sítios e conjuntos urbanos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão responsável pela proteção e promoção dos bens culturais brasileiros, assegurando sua permanência e o uso para as gerações presentes e futuras.

Ainda estão sob tutela da entidade cerca de 20 mil edifícios, 25 mil sítios arqueológicos, 42 bens imateriais, cerca de 250 mil volumes bibliográficos, além de diversos conjuntos arquitetônicos e rurais, edifícios, jardins e parques históricos. Essa proteção agrega valor aos destinos turísticos históricos espalhados pelo País. Confira abaixo os principais deles.

Nordeste
É nessa região que fica a maior parte das 67 cidades tombadas no Brasil. São 31 municípios com áreas sob proteção do instituto. Entre eles, destacam-se o conjunto arquitetônico e paisagístico da Cidade Alta de Porto Seguro (BA), considerado o local de origem da nação brasileira e tombado em 1968; a arquitetura religiosa de Olinda (PE), segunda cidade do País a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1982; o centro histórico de São Luís (MA), tombado pelo Iphan em 1974; os exemplares do urbanismo ultramarino português de Salvador (BA); e as cidades baianas de Lençóis, Mucugê e Rio de Contas, além de Igatu, uma vila do município de Andaraí, que fazem parte da Chapada Diamantina.

Sudeste
A riqueza cultural e histórica da região mais populosa do Brasil também chama a atenção. Dentre as cidades com esse perfil, o Sudeste abriga, por exemplo, algumas muito visitadas em Minas Gerais, como Diamantina e Ouro Preto, a primeira cidade do Brasil a receber o título da Unesco; municípios históricos do litoral do Rio de Janeiro, como Arraial do Cabo e Cabo Frio; a Vila Ferroviária de Paranapiacaba, localizada no município de Santo André (SP), que guarda influências da cultura inglesa na região; e o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça Getúlio Vargas, em Nova Friburgo (RJ), cujo projeto foi encomendado ao botânico e paisagista francês Auguste François Marie Glaziou.

Sul
A parte setentrional do País também apresenta uma grande variedade de destinos históricos. Fazem parte dessa lista as belezas paisagísticas do centro histórico de Antonina (PR), município litorâneo localizado entre a Serra do Mar e a Baía de Paranaguá; os bens culturais que remontam à época da Revolução Farroupilha e das batalhas entre os reinos de Portugal e Espanha em cidades gaúchas como Porto Alegre, General Câmara, Jaguarão e Santa Tereza; e os 43 sítios arqueológicos de Laguna (SC), terra natal da revolucionária Anita Garibaldi.

Centro-Oeste
A região é responsável por abrigar dois extremos do patrimônio cultural brasileiro. De um lado, estão cidades que trazem consigo o legado dos bandeirantes e da busca por ouro no século XVIII, como a Cidade de Goiás e Pirenópolis (GO), e municípios com forte herança indígena como Cáceres (MT). Do outro, há o modernismo urbanístico das obras de Oscar Niemeyer e do projeto de Lucio Costa para Brasília, primeiro conjunto urbano do século XX a ser reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial, em 1987.

Norte
Entre as cinco cidades tombadas da região, estão duas capitais que se desenvolveram com o ciclo de exploração da borracha a partir da segunda metade do século XIX: Belém e seu conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico, e Manaus, cujo centro histórico foi tombado pelo Iphan em 2012. Além delas, estão sob proteção do órgão os municípios de Porto Nacional (TO) e suas edificações construídas pelos freis dominicanos, de Vila Serra do Navio (AP), que vivenciou os tempos de ouro da exploração do manganês, e de Natividade (TO), com sua estrutura urbana colonial. Com informações do Iphan.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm