Você sabe o que é alienação parental? Advogada explica e cita punições previstas em lei

Reprodução/Conselho Nacional do Ministério Público

O número de separação de casais em todo o país cresce a cada ano, principalmente após a implantação de mudanças na lei que facilitam os processos em que existe um acordo entre as partes.

Nos casos de litígio a disputa por bens e a guarda de filhos geram desgastes emocional e financeiro. O Poder Judiciário vem adotando algumas medidas para dar mais celeridade às causas.

Um problema que sempre ocorre durante os divórcios é chamado de alienação parental. Este tipo de situação é passível de punição com base na lei e em jurisprudências aplicadas por juízes e desembargadores.

A advogada Janine Batista Lemos, especialista em Direito de Família, explica que a alienação parental ocorre quando um dos pais ou a família passa a denegrir a imagem de um genitor para os filhos. Isso ocorre geralmente quando acontece um processo de separação de casais:


Janine Batista Lemos
alienacaoparentaljaninelemos1

Existem três diferentes tipos de alienação parental: antes de um divórcio, por ocasião da separação e quando a família passa a exercer a função de alienador por não aceitar a mudança de situação:

Janine Batista Lemos
alienacaoparentaljaninelemos2

A criança influenciada pelo alienador passa a ter comportamentos nocivos no relacionamento com um dos pais. O menor não sabe o que está realmente fazendo e por isso acredita que está adotando a postura correta:

Janine Batista Lemos
alienacaoparentaljaninelemos3

A alienação parental é considerada um crime psicológico com consequências irreversíveis em muitos casos. Algumas penalidades podem ser aplicadas ao alienador e o maior desafio é identificar a conduta inadequada:

Janine Batista Lemos
alienacaoparentaljaninelemos4

Pressões psicológicas em crianças podem provocar stress, crises de ansiedade, depressão, baixa autoestima, insegurança, entre outros problemas emocionais. Apesar de existir tratamento, os sintomas podem acompanhar a pessoa por toda a vida.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!