Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Meta de vacinação contra a gripe até 1º de junho é de mais de 5 milhões de pessoas

O Dia D de Vacinação Contra a Gripe, realizado na última semana, contribuiu para que a cobertura vacinal subisse de 37% para 43% em Minas Gerais. O objetivo é imunizar mais de 5 milhões de pessoas durante toda a campanha, que prossegue até 1º de junho.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Janaína Fonseca Almeida, explica que a vacinação é uma das principais estratégias de prevenção da gripe, protegendo contra três vírus diferente da influenza.

Segundo o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Transmissíveis, Gilmar Rodrigues, até o último sábado haviam sido notificados, em Minas Gerais, 473 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 292 (61,7%) com amostra coletada e processada.

Dos casos com amostras processadas, 7,5% (21/292) foram classificados como SRAG por Influenza e 16,8% (49 /292) como outros vírus respiratórios. Dos casos associados à Influenza, 86,4% (19/21) eram Influenza A e 9,1% (2/21) Influenza B.

“Com a chegada do período mais frio, a tendência é realmente aumentar os casos de gripe. A vacina protege as pessoas de complicações relacionadas à doença. Evita internações e mortes”, diz Gilmar Rodrigues.

Durante o Dia de D de vacinação contra a Gripe, no sábado, as salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficaram abertas em todo o estado para que as pessoas pudessem se vacinar. Como o índice de vacinação ainda se encontra abaixo do esperado, o Dia D é uma oportunidade para garantir acesso àquelas pessoas que ainda não puderam se vacinar.

Em Belo Horizonte, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais promoveram o dia D no centro de saúde do Bairro Camargos. A ação contou com o grupo “Mobiliza SUS”, da da prefeitura, que animou as crianças. Para os adultos, outras atividades recreativas como dança e Liang Gong animaram o sábado de prevenção.

A mamãe do Davi Lucas, de 3 anos, Carla Francisco de Almeida, esteve na unidade levando o filho. O menino foi uma das primeiras crianças a ser imunizada. “Trouxe ele bem cedo, porque queria garantir. O Davi fica gripado constantemente, mas de forma leve, porque eu nunca deixo de vacinar. Mãe é isso – cuidar e proteger”, disse Carla.

Outras informações no boletim epidemiológico.

Dia dedicado à prevenção
“O Dia D é muito importante para a campanha, porque é voltado para as pessoas que trabalham durante a semana e não podem comparecer nas unidades de saúde. É uma oportunidade de ter acesso à vacina sem comprometer os compromissos diários”, afirma Eva Lídia, coordenadora de Imunização da SES-MG.

Esse é o caso da professora Lídia Cristina Braga, mãe da Sofia de 2 anos. Lídia também faz parte do grupo prioritário que tem direito a receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde. Por isso, ela também aproveitou a oportunidade para se vacinar. “Gosto de vir no Dia D vacinar porque assim não preciso perder dia de trabalho. Além disso, se houver alguma reação negativa à vacina tenho o resto do final de semana para cuidar dela”.

Eva Lídia conta que os professores fazem parte do grupo com menor cobertura até o momento, junto com as crianças e as gestantes: “Muitos professores estão achando que esse ano não tem direito a vacinação e não estão vindo, porém não é verdade. Os professores fazem parte do público alvo”, reforça a coordenadora.

Quem pode receber a vacina pelo SUS?
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– Gestantes;
– Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto);
– Mulheres e homens com 60 anos ou mais;
– Trabalhadores de saúde;
– Povos indígenas;
– Pessoas privadas de liberdade;
– Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que comprometam a imunidade;
– Professores de escolas públicas ou privadas.

Outras informações estão disponíveis no hotsite: www.saude.mg.gov.br/gripe

Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm