Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Exposição Estadual Agropecuária terá apresentação da aquacultura

Divulgação/Seapa

O universo colorido dos peixes, aquários, equipamentos e toda a diversidade das espécies de peixes ornamentais e de corte estarão presentes no espaço da Aquacultura, na 58ª Exposição Estadual Agropecuária. O evento será realizado no período de 22 a 27 de maio no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Segundo a diretora de Aquacultura da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Carolina Castro Euler, o objetivo é promover a cadeia de valor da aquacultura e apresentar à sociedade mineira o potencial desse setor em Minas. “É uma forma também de se fomentar negócios numa área que é predominantemente formada por agricultores familiares”, explica.

Presente na exposição estadual desde 2016, a aquacultura é sucesso entre os visitantes, refletindo o interesse do público pelos peixes ornamentais que disputam a liderança do mercado de animais de estimação ao lado dos cachorros e dos gatos. “Temos observado um fortalecimento gradativo do setor, inclusive, com o aumento do número de parcerias negociadas para a realização deste evento”, afirma a diretora da Seapa.

Cursos
Quer aprender noções básicas sobre aquarismo? Qual a maneira correta de alimentar os peixes ornamentais e como é a reprodução de algumas espécies? Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o manejo da atividade poderá se inscrever nos minicursos que serão disponibilizados gratuitamente.

Concurso Nacional
Durante a exposição, será realizado o 3º Concurso Nacional de Guppys e Bettas de linhagem. “Este concurso será um incentivo para o produtor mineiro marcar presença no concurso mundial de peixe ornamental que será realizado pela primeira vez no Brasil, em setembro em Natal (RN)”, explica.

Piscicultura no Estado
De acordo com o IBGE, Minas Gerais tem produção aproximada de 33 mil toneladas/ano de peixes e ocupa o 6º lugar no ranking nacional. A Tilápia é a espécie mais cultivada e responde por 94% dos peixes produzidos para corte.

Em relação à piscicultura ornamental, o estado ocupa o primeiro lugar, com destaque para a região da Zona da Mata, que produz cerca de 70% dos peixes ornamentais que abastecem o mercado nacional. Ainda segundo o instituto de pesquisa, o setor teve um crescimento de 61% nos últimos anos.

A Emater-MG estima que existem cerca de 4,6 mil piscicultores no estado, a maioria formada por agricultores familiares.

Serviço:
58ª Exposição Estadual Agropecuária – Entrada Gratuita
Data/horário: 22 a 27 de maio – de 8h às 21h
Local: Parque de Exposição da Gameleira – Avenida Amazonas, 6020 – BH (MG)
Mais informações: www.exposicaoagropecuariamg.com.br

Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm