Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Campanha da Fraternidade de 2018 provoca reflexão sobre o aumento da violência

Divulgação

A Campanha da Fraternidade (CF) é promovida anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sendo realizada há décadas no período da Quaresma.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O objetivo é despertar nos fiéis e na sociedade uma visão ampla de um problema que envolve a toda a nação. A partir daí são traçados os caminhos para alcançar a solução.

A cada edição é escolhido um tema. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nesta Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, foi lançada a Campanha da Fraternidade 2018.

Desta vez a Igreja Católica vai abordar um grave problema atual. O tema é: Fraternidade e Superação da Violência. Com base na Bíblia, foi retirado do Evangelho de Mateus 23:8, onde diz: “Vós sois todos irmãos”.

Uma forma de chamar a atenção para o aumento da violência. Esse tema já foi discutido na década de 80. Foi um período em que o Brasil enfrentou a recessão militar e mapeou as diversas formas de violência.

A violência está mais perto dos cidadãos, do que muitos imaginam. Não adianta destacar apenas a violência que a mídia mostra com muita frequência no Rio de Janeiro. Nos demais municípios a situação também é preocupante. Em Pará de Minas, por exemplo, considerado um município tranquilo pelas autoridades da área de segurança pública, no mês de janeiro de 2018 em apenas uma semana foram registrados quatro assassinatos e uma tentativa de homicídio.

De acordo com o Padre Charley Marcelino Silva, administrador da paróquia de Nossa Senhora da Piedade, a Campanha da Fraternidade tem uma visão ampla do que a população precisa refletir e agir para melhorar:


Padre Charley Marcelino Silva
campanhadafraternidadepadrecharley1

Ressalta que o livreto da campanha é um grande incentivo para que todos os participantes estejam nos encontros e rezem. Além disso, uma oportunidade para dar os passos necessários para melhorar a vida em sociedade:

Padre Charley Marcelino Silva
campanhadafraternidadepadrecharley2

Além do livreto para as famílias se encontrarem e refletirem sobre o tema proposto para a Campanha da Fraternidade, a CNBB também sempre lança um hino para reforçar a discussão sobre o tema.

Hino da Campanha da Fraternidade 2018
Neste tempo quaresmal, ó Deus da vida,
A tua Igreja se propõe a superar.
A violência que está nas mãos do mundo,
E sai do íntimo de quem não sabe amar. (Mc 7,21)

Refrão:
Fraternidade é superar a violência! (Mt 14, 1-12)
É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20, 21-23)
É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13, 33)
Pois Jesus disse que “somos todos irmãos”. (Mt 23,8). (2x)

Quem plantar a paz e o bem pelo caminho,
E cultivá-los com carinho e proteção,
Não mais verá a violência em sua terra. (Is 59,6)
Levar a paz é compromisso do cristão! (Ef 6, 15)

A exclusão que leva à morte tanta gente, (EG 59)
corrompe vidas e destrói a criação. (LS 70)
– “Basta de guerra e violência, ó Deus clemente!” (Mq 2,2)
É o clamor dos filhos teus em oração.

Venha a nós, Senhor, teu Reino de justiça,
Pleno de paz, de harmonia e unidade. (Mt 6, 10 e Rm 15, 17-19)
Sonhamos ver um novo céu e uma nova terra:
Todos na roda da feliz fraternidade. (Ap 21, 1-7)

Tua Igreja tem o coração aberto, (EG 46-49)
E nos ensina o amor a cada irmão.
Em Jesus Cristo, acolhe, ama e perdoa,
Quem fez o mal, caiu em si, e quer perdão. (Mt 18, 21)

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm