Cresce em Pará de Minas o número de jovens que não se previnem e contraem o vírus HIV

parademinas_cidade
Nos últimos anos pouco tem se falado sobre a contaminação pelo vírus HIV, o causador da Aids. A doença descoberta na década de 80 ceifou a vida de milhões de pessoas nas últimas décadas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A patologia é contraída através do contato sanguíneo que pode ocorrer nas relações sexuais e no compartilhamento de seringas durante o uso de drogas ilícitas. Outra forma de contaminação pode acontecer durante uma transfusão de sangue.

Na Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids) o vírus destrói células do sistema defensivo do organismo humano e a pessoa fica suscetível a várias doenças como a pneumonia, tuberculose, entre outras.

Com o advento de medicamentos modernos que melhora a qualidade de vida dos portadores do vírus HIV, bem como o prolongamento do tempo de vida, muitas pessoas não estão tomando os devidos cuidados.

As contaminações vêm ocorrendo especialmente os jovens que estão iniciando a vida sexual muito precocemente. Muitos desavisados não usam preservativo durante o relacionamento íntimo e acabam tento contato com o vírus.

Em Pará de Minas o número de portadores do HIV tem registrado aumentos principalmente entre os jovens com idade entre 14 e 25 anos. A informação é da enfermeira Maria de Lourdes Liugori, referência técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo ela, a nova geração não acompanhou os graves efeitos da Aids nas décadas de 80 e 90 e por isso se mostram menos conscientes quanto aos riscos, o que tem sido um grande erro cometido por muitos:

Maria de Lourdes Liguori
marlrd_tshv1

marlrd_tshv
A profissional de saúde revela que os números de casos de soropositivos vêm aumentando e ainda é preciso conscientizar a toda a população sobre a prevenção. Para isso é indispensável o uso de preservativos durante as relações sexuais:

Maria de Lourdes Liguori
marlrd_tshv2

Maria de Lourdes Liugori informa que em Pará de Minas são diagnosticados em média quatro casos de Aids, principalmente entre os jovens até 25 anos. Contudo, o número de portadores pode ser ainda maior levando em conta o fato de que muitas pessoas ainda não têm ciência de que foram infectadas pelo vírus:

Maria de Lourdes Liguori
marlrd_tshv3

Sobre a adesão ao tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS), a enfermeira afirma que muitos pacientes que ainda não apresentaram os sintomas da doença e abandonam o acompanhamento médico:

Maria de Lourdes Liguori
marlrd_tshv4

Muitas pessoas portadoras do HIV não manifestaram os sintomas da Aids porque o vírus está incubado. Já em outros casos os aidéticos sofrem os graves efeitos da doença e são submetidos ao tratamento que é feito através de medicamentos que amenizam a ação do vírus no organismo.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!