Curso ensina paraminenses como colher e processar plantas medicinais


A prefeitura de Pará de Minas e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) firmaram parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para realizar esta capacitação.

O curso foi ministrado na Cooperativa de Processamento de Alimentos (COOPROALI), no bairro Prefeito Walter Martins Ferreira, ensinando como fazer a  coleta e processamento de plantas medicinais.

As aulas foram ministradas durante toda a semana e contaram com 11 participantes. Uma grande oportunidade de aprendizado para os membros da cooperativa e outras pessoas interessadas.

O curso de 40 horas foi prático e com trabalho de campo. Os alunos procuraram plantas medicinais na região e aprenderam técnicas para desidratação e manuseio das plantas que trazem benefícios a saúde.

Marcos Guião, instrutor do SENAR, veio a Pará de Minas para ver o que as alunas já conheciam de plantas medicinais. A partir daí foram apresentadas novas técnicas de processamento e foi notada a presença de uma farmácia natural na região:

Marcos Guião
marcos_giao_emater

A aluna Kessia Mendes achou muito interessante as aulas práticas em campo. Ela considerou a aprendizagem muito produtiva e a expectativa agora é realizar um excelente trabalho e comercializar remédios naturais:

Kessia Mendes
kessia_mendes_emater

Kênia Lasmar de Moura, extensionista da EMATER em Pará de Minas, revela que a procura pelas plantas medicinais cresceu muito nos últimos tempos. O curso veio para resgatar a tradição de uso de medicamentos naturais:

Kênia Lasmar de Moura
kenia_lasmar_emater

A COOPROALI já possui máquinas e equipamentos que fazem a desidratação de plantas, verduras, legumes e frutas. Agora os cooperados poderão trabalhar com as plantas medicinais e atender as demandas.




Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!