Pará de Minas comemora 159 anos nesta quinta com missa, desfile e entrega de homenagens


Nesta quinta-feira, 20 de setembro, o município de Pará de Minas completa 159 anos de emancipação político-administrativa. Às 7h haverá uma celebração eucarística em ação de graças ao município, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, Centro.

Às 8h será realizada uma sessão cívica na rua Mato Grosso, esquina com a rua Paraíba, no bairro São José. O evento contará a participação da Banda de Música Lira Santa Cecília.

Em seguida será promovido o desfile comemorativo aos 159 anos com a participação de diretores, professores e alunos da rede municipal de ensino. A solenidade acontecerá no entorno do Parque do Bariri, no bairro São José.

A Secretaria Municipal de Educação não divulgou detalhes do trajeto que será percorrido pelos participantes do desfile cívico. Na oportunidade os estudantes abordarão o tema: “Educação Mostra a Arte”.

Às 19h a Câmara Municipal realizada solenidade para a entrega dos Títulos de Honra ao Mérito e Cidadania Honorária, no plenário do Legislativo paraminense. Serão homenageadas pessoas que se destacaram e contribuíram para o progresso da cidade.

Pará de Minas é uma das poucas cidades em que no dia de seu aniversário não é feriado. Isso ocorre porque existe uma lei federal que limita o número de feriados municipais que podem ser decretados.

O município só pode decretar quatro feriados. O então prefeito José Porfírio de Oliveira decidiu através da Lei 947 de 1967, que os paraminenses comemorariam os seguintes feriados religiosos:

Sexta-Feira da Paixão, Corpus Christi, Dia de Nossa Senhora da Piedade (15 de setembro) e Dia de Imaculada Conceição (8 de dezembro). Com isso o aniversário da cidade não pode ser feriado por lei.

José Leonardo Martins Pinto, secretário municipal de Gestão Pública e Fazendária, confirma que foi decretado ponto facultativo nesta quinta-feira (20) e apenas os estabelecimentos de ensino da rede municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) terão expediente:


José Leonardo Martins Pinto
pontofacutativojoseleonardo

O comércio de Pará de Minas funcionará em horário normal. Porém, vale ressaltar que os atendimentos de todos os órgãos da prefeitura voltarão ao normal na sexta-feira, 21 de setembro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!