Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Vacinação experimental contra o ebola deve começar domingo no Congo

EPA/Agência Lusa/Direitos Reservados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deve iniciar, no próximo domingo (20), vacinação em caráter experimental contra o ebola em comunidades da República Democrática do Congo. A informação foi divulgada hoje (18) pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa, em Genebra (Suíça).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Questionado sobre a efetividade da vacina, ele garantiu que a dose foi considerada segura e eficaz. “É uma vacina que acreditamos pode nos ajudar como parte da resposta [ao surto de ebola], mas não vamos nos apoiar apenas nisso”, explicou. Segundo Tedros, a OMS e seus parceiros concentram esforços também em ações básicas de prevenção e no controle da doença.

“A vacina é uma de muitas partes de uma resposta coordenada”, reforçou o diretor-geral da organização.

De acordo com a OMS, a dose em questão foi utilizada em diversos ensaios envolvendo mais de 16 mil voluntários na Europa, na África e nos Estados Unidos e se mostrou segura para o uso em humanos. A entidade ressaltou ainda que a vacina apresentou resultados altamente eficazes na proteção contra a doença.

A mesma vacina já havia sido utilizada pela organização na Guiné em 2015. A estratégia, este ano, é repetir a chamada vacinação em anel, onde todas as pessoas que tiveram contato com um novo caso confirmado de ebola são rastreadas e recebem a dose, no intuito de frear a transmissão do vírus.

A vacinação na República Democrática do Congo será conduzida pela OMS em parceria com a organização Médicos sem Fronteira e com o Ministério da Saúde do país.

Casos
Entre 4 de abril e 17 de maio, 45 casos de ebola foram reportados na República Democrática do Congo, incluindo três profissionais de saúde. Foram notificadas ainda 25 mortes. Dos 14 casos confirmados laboratorialmente, a maioria foi identificada em áreas remotas de uma região de difícil acesso chamada Bikoro. Apenas uma confirmação foi feita em Bandaka, cidade com cerca de 1,2 milhão de habitantes.

Segundo a Médicos sem Fronteiras, a primeira informação sobre o Vírus ebola surgiu em 1976, em surtos simultâneos no Sudão e na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola, que dá nome à doença. Morcegos frutívoros são considerados os hospedeiros naturais do Vírus ebola. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm