Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Presidente do BC diz que G20 tem que evitar protecionismo

Antonio Cruz/ Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, afirmou nesta segunda (19) que o papel do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo) é garantir que o comércio entre países “continue saudável” e que “não haja protecionismo”.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Ele deu a declaração em Buenos Aires, em entrevista à imprensa antes do início da reunião do G20. Participam do encontro presidentes dos bancos centrais e ministros da Fazenda do grupo.

No dia 8 deste mês, o governo dos Estados Unidos oficializou a sobretaxa de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio importados pelo país. Segundo Goldfajn, o protecionismo afeta todos os países, inclusive os EUA.

Na reunião na capital argentina, serão discutidas as possíveis ameaças ao crescimento econômico registrado em quase todo o mundo. “Hoje a situação global é benigna e apresenta crescimento nos Estados Unidos, na União Europeia, no Japão, na China e também em países emergentes, como o Brasil e a Argentina”, destacou Ilan Goldfajn.

De acordo com o presidente do Banco Central, o Brasil tem “colchões de amortecimento” para enfrentar qualquer “solavanco”. Ele acredita que o país está mais bem preparado para lidar com futuros riscos porque a economia dispõe de vários amortecedores como reservas de US$ 400 bilhões e investimentos estrangeiros diretos de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm