Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

EUA ajudaram a evitar grande ataque na Rússia, dizem Kremlin e Casa Branca

Foto: Mikhail Kimentyev/Sputnik/Kreml/Arquivo

Os Estados Unidos forneceram à Rússia informações de inteligência que ajudaram a evitar um ataque com bomba potencialmente fatal em São Petersburgo, disseram ontem (17) autoridades norte-americanas e russas, em uma rara demonstração pública de cooperação, diante das tensões entre os dois países nos últimos tempos. A informação é da Reuters.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O presidente russo, Vladimir Putin, telefonou ao presidente norte-americano, Donald Trump, neste domingo, para agradecê-lo pela informação dos EUA, que o Kremlin disse ter ajudado a evitar um ataque com bomba contra a Catedral Kazansky de São Petersburgo, uma atração turística popular da segunda maior cidade do país, e em outros pontos da metrópole onde grande número de pessoas se concentra, informou o comunicado do Kremlin.

Segundo as autoridades russas, o alerta do governo americano permitiu que agências de segurança do país prendessem os suspeitos antes deles levarem seus planos a cabo. A Casa Branca não revelou detalhes sobre o complô, mas disse que o ataque “poderia ter matado um grande número de pessoas”. Os governos da Rússia e dos EUA não identificaram os detidos.

A Casa Branca indicou que a descoberta do complô é um sinal do que Washington e Moscou são capazes de fazer se cooperarem. “Os dois líderes concordam que isto serve como exemplo das coisas positivas que podem ocorrer quando nossos países trabalham juntos”, disse o governo americano, acrescentando que Trump agradeceu a ligação de Putin.

Relações estremecidas

As relações entre Washington e Moscou vêm sendo prejudicadas por desentendimentos relativos às guerras na Ucrânia e na Síria, embora Trump tenha prometido tentar melhorar os laços bilaterais durante sua campanha eleitoral.

Esse empenho foi dificultado por alegações norte-americanas – negadas pela Rússia – de que o Kremlin interferiu na eleição presidencial dos EUA no ano passado para ajudar Trump a vencer.

Autoridades russas dizem que Putin não acredita que o líder republicano tenha culpa pelas tensões. O telefonema de domingo entre os dois líderes foi, no mínimo, o segundo do tipo nos últimos dias – na última quinta-feira (14) os dois debateram a crise na Coreia do Norte. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm