Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Cristina Kirchner deve prestar esclarecimentos à Justiça nesta terça

José Cruz/Agência Brasil

A ex-presidente da Argentina e senadora Cristina Kirchner é esperada hoje (18) para prestar esclarecimentos ao juiz Sebastián Casanello, nos tribunais de Comodoro, em Buenos Aires, segundo a imprensa do país. Ela é investigada no processo sobre lavagem de dinheiro e fuga de capitais. É a segunda vez em menos de 24 horas que a ex-presidente é envolvida em questões judiciais.

Ontem (17), no final da tarde, o juiz federal Claudio Bonadio decretou a prisão preventiva de Cristina Kirchner e 41 pessoas no processo apelidado de “cadernos de corrupção” sobre um esquema complexo de pagamento de propina e desvio de recursos.

A ex-presidente foi acusada pelo juiz de ser a chefe da associação ilícita, responsável por comandar uma estrutura do Estado para a coleta de fundos ilegais. Porém, Cristina Kirchner é protegida pela imunidade parlamentar e sua perda depende do Congresso argentino.

A prisão de Kirchner só será possível se dois terços dos senadores aprovarem a perda de seu foro privilegiado. Com base em declarações de políticos, apesar da coalizão governista Mudemos ser minoria na Câmara Alta, a possibilidade de os senadores abrirem mão da imunidade da presidente é mínima.

A ex-presidente da Argentina foi formalmente acusada de liderar uma associação ilícita, de ser coautora e de receber propinas por 22 crimes, incluindo pagamento de subornos. O processo envolve correligionários de Cristina e Néstor Kirchner, além de empresários. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm