EMATER construirá 200 barraginhas em propriedades rurais da região de Pará de Minas


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) trabalha para executar projetos visando ajudar os produtores rurais oferecendo todo o suporte técnico necessário.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Uma das grandes preocupações dos técnicos está relacionada à falta de água nas propriedades rurais. Diante desta triste realidade, a meta é segurar a água das chuvas e reabastecer os lençóis freáticos e as nascentes.

A construção de barraginhas é um dos recursos para alcançar esse objetivo. Trata-se de pequenas bacias escavadas no solo em formato de prato ou meia lua, com diâmetro médio de 16m e profundidade média de 1,8m.

São construídas nas pastagens e em lavouras e têm a função de captar água de enxurradas, controlando a erosão e guardando a água no subsolo. A barraginha é uma tecnologia simples e surgiu da observação de um barramento natural ocorrido após uma forte chuva no início da década de 1980.

Itamar José Ribeiro, extensionista da EMATER em Pará de Minas, informa que a proposta foi elaborada no ano de 2013 e enviada para a Agência Nacional de Águas (ANA) e só agora estão sendo liberados o maquinário e a mão de obra:


Itamar José Ribeiro
barraginhasitamarjoseribeiro1

Ele explica que uma empresa da cidade de Patos de Minas venceu o processo licitatório promovido pelo governo do Estado e construirá e fará a manutenção nas barraginhas em algumas estradas rurais:

Itamar José Ribeiro
barraginhasitamarjoseribeiro2

A região de Pará de Minas foi contemplada com a construção de 200 barraginhas. Para isso os produtores rurais interessados deverão procurar o escritório da EMATER, localizado nas dependências do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz e fazer a inscrição.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!