Psicólogos, profissionais da saúde e assistência social discutem casos de suicídio em Pará de Minas


Nesta quarta-feira, 17 maio, foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Pará de Minas um encontro para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que será lembrado nesta quinta-feira, 18 de maio.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Trata-se de uma luta pelos direitos das pessoas que possuem algum tipo de sofrimento mental. Devido ao preconceito foi criada a ideia de que pessoas com transtornos mentais deveriam ser isoladas e tratadas com tortura.


Em muitos casos eram usados fortes remédios para dopar os pacientes. O tratamento era desumano e cruel. O movimento teve início em 1987 com o surgimento do lema “Por uma sociedade sem manicômios”.

O encontro contou com a participação de profissionais da área de psicologia, que aproveitaram a oportunidade para abordar o tema: “O suicídio em tempos de felicidade obrigatória”.


A psicóloga Carla Gomes Ferreira, coordenadora municipal de Saúde Mental, explica que as discussões em torno do suicídio vieram à tona depois que o jogo Baleia Azul começou a se propagar pelas redes sociais e a fazer vítimas:


Carla Gomes Ferreira
lutaantimanicomialcarlagomes

A psicóloga Michele Mileib de Vasconcelos proferiu uma palestra destacando os métodos preventivos para os casos de suicídio. As informações foram direcionadas aos profissionais da saúde e da assistência social:


Michele Mileib de Vasconcelos
lutaantimanicomialmichelemileib


O jogo Baleia Azul continua fazendo vítimas pelo Brasil. Ele possui várias etapas com diferentes desafios e o último deles motiva os jogadores a tirarem a própria vida. Na maioria dos casos, os alvejados são adolescentes entre 12 e 14 anos. Em declaração recente, o criador do Balei Azul afirmou que está contribuindo para “limpar o mundo”.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!