Pará de Minas tem mais de 9 mil idosos e desafios para atendê-los aumentam


Assim como no restante do país, o número de paraminenses envelhecendo cresce a cada ano. Com isso as demandas do poder público principalmente na área da saúde e da assistência social.

A chamada melhor idade precisa de atividades, entretenimento e principalmente do fortalecimento dos vínculos com parentes. A família é a base da sociedade e por isso é preciso que os filhos cuidem dos pais.

De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (COMID), o município de Pará de Minas conta com 9.113 idosos. No último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município chega a 92 mil habilitantes. Já estimativa populacional anunciada recentemente pelo IBGE aponta que Pará de Minas tem 93.101 habitantes. O prefeito Elias Diniz (PSD) promete contestar e pedir revisão desses números junto ao IBGE.

Com base nesses números, fica evidente que 10% da população está idosa. Com o avanço da medicina, hábitos de vida saudáveis, saneamento básico, entre outros fatores, a tendência é de avanço da terceira idade.

Pelas projeções do IBGE, até o ano de 2060 será um idoso em cada quatro brasileiros. Segundo os dados, até o ano de 2039 o número de será superior ao de crianças com até 14 anos de idade.

José Raimundo de Almeida, presidente do COMID, afirma que a população paraminense está vivendo mais e por isso a demanda de cuidados com pessoas da terceira idade vem aumentando consideravelmente:


José Raimundo de Almeida
idososempmjoseraimundo1

Um dos principais agravantes na assistência aos idosos, especialmente os acamados, é a falta de recursos financeiros. Os conselheiros fazem reuniões com as famílias e discutem quais providências devem ser tomadas:

José Raimundo de Almeida
idososempmjoseraimundo2

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso também aproveita para reafirmar que denúncias de abusos e maus tratos contra idosos podem ser feitas na Casa dos Conselhos, localizada na rua Dr. Cândido, nº26, Centro. O telefone de contato é o (37) 3236-3297. Outro órgão que pode ser acionado é o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio de seus representantes na Comarca de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!