Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Proprietários rurais aprendem construir fossa de evapotranspiração e reutilizar a água da pia e chuveiro


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG) firmou mais uma parceria com a Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA PANGEIA) e elaborou um projeto importante.


Nesta quinta-feira, 16 de agosto, foi realizado um Dia de Campo para auxiliar moradores dos imóveis na zona rural a resolverem o problema de esgotamento sanitário.


Muitas fossas sépticas estão irregulares e por isso jogam dejetos em leitos de rios e ribeirões. Sem atender as normas técnicas, os lençóis freáticos são contaminados e os prejuízos ambientais são grandes.


Foi feita a demonstração de como construir um tanque de evapotranspiração. Trata-se de uma fossa que recebe os resíduos coletados do vazo sanitário. O trabalho aconteceu em um sítio na comunidade de Paivas.


O projeto já existe há muitos anos e foi adaptado para atender melhor a demanda das propriedades rurais. O objetivo foi mostrar o sistema aos representantes de cada comunidade rural.


Também foi apresentado o círculo de bananeira. A água coletada do chuveiro e da pia foi canalizada e reutilizada na produção de bananas. Uma forma muito inteligente de reuso da água.


De acordo com Jane Terezinha Leão, coordenadora técnica de Saneamento Ambiental da EMATER-MG, a fossa de evapotranspiração é composta por restos de materiais de construção e pneus usados:


Jane Terezinha Leão
fossajaneterezinha

Segundo Márcio Stoduto de Melo, coordenador técnico estadual da EMATER-MG, explica que os dejetos produzidos serão eliminados pela evapotranspiração e os nutrientes direcionados para as plantas:


Márcio Stoduto de Melo
fossamarciostodutodemelo

Kênia Lasmar de Moura, extensionista da EMATER-MG, afirma que 43 pessoas representaram várias comunidades rurais para que o projeto seja propagado em toda a zona rural. O projeto é barato e eficiente:


Kênia Lasmar de Moura
fossakenialasmar

Osmar Diniz, proprietário do sítio onde foi ministrado o curso, ficou muito satisfeito com a construção da nova fossa. Ele terá um sistema ecologicamente correto que durará no mínimo 20 anos sem a necessidade de manutenção:


Osmar Diniz
fossaosmardiniz

Os interessados em conhecer o projeto de construção da fossa por evapotranspiração poderão procurar o escritório da EMATER-MG em Pará de Minas, localizado nas dependências do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, no bairro Papa João Paulo II.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm