Eduardo Barbosa debate sobre vírus Zica na reunião do Parlasul

edbarb_prls
O deputado federal Eduardo Barbosa participou nesta segunda-feira (14) da Sessão Plenária número XXXVI do Parlamento do Mercosul – Parlasul, em Montevidéu, Uruguai. Eduardo Barbosa participou da Audiência Pública, organizada pela Mesa Diretora do Parlasul em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Moradia, Saúde, Meio Ambiente e Turismo, da qual o deputado é membro, que teve como motivo principal o de estabelecer um marco onde se possa debater possíveis respostas e soluções à problemática criada pela epidemia do vírus Zika e a presença do mosquito Aedes Aegypti em toda a região.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Durante a exposição dos técnicos em saúde do Brasil, Giovanini Evelim Coelho, Coordenador Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, destacou a transparência com que o Brasil está levando e investigando o tema do Zika. O Dr. Guilherme Franco Netto, Assessor da Vice-Presidência de Ambiente e Atenção à Saúde da Fiocruz, destacou que uma iniciativa aplicada no Brasil é a formação dos trabalhadores da saúde, e nos institutos de saúde que cuidam de crianças e adolescentes.

O Protocolo de Vigilância epidemiológica no Mercosul foi discutido no Pleno da Sessão Ordinária, onde se buscou estabelecer como objetivo principal o fortalecimento do sistema de vigilância epidemiológica que permita identificar e caracterizar de forma rápida os casos de Zika. “Nós, parlamentares brasileiros, contribuímos com a discussão sugerindo que o protocolo proposto fosse enviado às autoridades de saúde dos países membros, bem como ao Instituto Sul Americano de Governo em Saúde (ISAGS), criado no âmbito do UNASUL”, informou o deputado Eduardo Barbosa. O protocolo foi acatado pela Comissão de Saúde do Parlasul.

No Parlasul, o deputado também é membro da Comissão de Trabalho, Políticas de Emprego, Seguridade Social e Economia Social. Com informações da Agência Parlasul.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!