Dados mostram aumento de atendimentos e exames no HNSC após intervenção. Compare os números


O dia 10 de novembro de 2017 entrou para a história da saúde pública de Pará de Minas. Nesta data o prefeito Elias Diniz (PSD) publicou um decreto de intervenção do município no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Desde então a entidade vem sendo administrada por um interventor e um Conselho Gestor. O trabalho é acompanhado de perto pelos membros do Conselho Consultivo e das Comissões de Fiscalização da Intervenção.

Os atendimentos foram normalizados depois que o único hospital da cidade fechou as portas. Na ocasião os diretores da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, mantenedora da instituição, alegava inviabilidade financeira.

A informação era de que os repasses da Rede-Resposta da Secretaria de Estado da Saúde estavam atrasados, os pagamentos do SUS eram insuficientes e o município não estava enviando verbas para ajudar no custeio.

A nova gestão assumiu o hospital e firmou um acordo com os médicos plantonistas. A partir daí todas as especialidades voltaram a atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), dos planos de saúde e particulares.

Foi um grande alívio para a população de Pará de Minas e da microrregião de saúde. O HNSC é referência em saúde e os prefeitos dos municípios da região acompanharam o desfecho de todo o dramático processo.

Nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, secretário municipal de Saúde e interventor do HNSC, Paulo Duarte, apresentou alguns números referentes aos serviços prestados pelo estabelecimento de saúde.

Ele afirma que hoje faltam vagas no hospital de Pará de Minas por causa da ocupação dos leitos. Ao contrário do que acontecia no passado, quando a unidade estava vazia e negava a entrada de pacientes:


Paulo Duarte
numeroshnscpauloduarte1

Explica que o HNSC está passando por uma reestruturação nos protocolos de atendimento. O novo modelo de gestão vem sendo implantado para que os pacientes tenham um resultado mais ágil e com isso gere mais receitas para a entidade:

Paulo Duarte
numeroshnscpauloduarte2

O número de exames realizados cresceu consideravelmente nos últimos três meses. Os exames de colonoscopia voltaram a ser feitos em Pará de Minas e serão disponibilizados em maior quantidade em breve:

Paulo Duarte
numeroshnscpauloduarte3

O gestor do SUS informou ainda que os atendimentos pelos planos de saúde dobraram com a recuperação da confiança no HNSC. Os tratamentos particulares também registraram um aumento e contribuem com a manutenção do hospital:

Paulo Duarte
numeroshnscpauloduarte4

Compare os números do HNSC repassados pelo interventor Paulo Duarte.

Novembro/2017 Janeiro/2018
Atendimentos ambulatoriais 1.100 2.150
Cirurgias eletivas e emergência 200 448
Internações clínicas 301 1.368
Exames de Raios-X 1.400 2.293
Exames de Tomografias 130 256
Exames de Endoscopia 53 77
Exames Laboratoriais 11.600 19.500

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!