Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Por que a inflação caiu e as pessoas continuam com a sensação que falta dinheiro no bolso? Economista responde


A equipe econômica do governo federal e o próprio presidente da República Michel Temer não se cansam de dizer que o país entrou nos trilhos, inflação ficou abaixo do piso da meta fechando 2017 em 2,95%. Acrescentam que isso significa mais dinheiro no bolso e mais comida na mesa dos brasileiros.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Mas esta não é a sensação da maioria das pessoas que frequentam supermercados, farmácias, ou gastam com aluguel, pagam contas de energia elétrica, água, telefonia, entre outras. Sem falar nos impostos obrigatórios como IPVA e IPTU cobrados pelos governos a cada início de ano.

Para estas pessoas a sensação é que não está sobrando mais dinheiro no bolso. Argumentam que os preços de muitos produtos alimentícios se mantiveram, mas por outro lado, outros custos aumentaram absurdamente, como o preço dos combustíveis. Dessa forma, não sobra dinheiro e em certas famílias a receita mensal não dá nem para pagar as contas mensais.

A reportagem do Portal GRNEWS buscou resposta para esta dúvida de muitas pessoas que não estão com dinheiro sobrando, apesar da inflação baixa, junto ao economista Eduardo de Almeida Leite. E a explicação é simples. As pessoas não estão sentindo os reflexos da inflação baixa, porque na verdade, os preços não caíram, apenas subiram menos:

Eduardo de Almeida Leite
eduardoleiteinfacaob1


Também ressalta que no Brasil existem vários índices para medir a inflação. Estes índices servem para corrigir preços e serviços. Um exemplo é o salário mínimo que aumentou apenas 1,8% por um índice. Já o salário dos aposentados que recebem mais que o salário mínimo teve aumento de 2.07% por outro índice e assim sucessivamente. Salienta que as sensações são diferentes, porque cada pessoa tem sua própria inflação:

Eduardo de Almeida Leite
eduardoleiteinfacaob2

O economista diz que essa inflação para cada um depende de vários fatores como classe social, salários que recebem, e até a idade das pessoas determina essa diferenciação da inflação:

Eduardo de Almeida Leite
eduardoleiteinfacaob3

Para este ano de 2018 os economistas que atuam no mercado financeiro e a própria equipe econômica do governo federal projeto uma inflação aproximada de 4,5%, índice próximo do centro da meta e maior que em 2017 quando fechou em 2,95%, abaixo do piso da meta.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm