Carteira de Trabalho assinada é garantia de direitos e informalidade é prejudicial, afirma sindicalista


A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um dos documentos mais importantes na vida do cidadão. Ele registra toda a vida profissional, faixa salarial, períodos de férias e o contrato de trabalho com as empresas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Com o documento assinado pelo patrão, o empregado entra para a chamada formalidade. Ele tem direitos como férias, 13º salário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), aposentadoria e outros benefícios previdenciários.

Nos últimos anos a crise financeira do país tem afetado a contratação de mão de obra. Milhares de postos de trabalho foram fechados porque as empresas não conseguiram manter-se e encerraram as atividades.

O resultado foi o aumento do mercado informal. Milhares de profissionais passaram a trabalhar como autônomos, mas sem o devido registro e a contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Com isso não existem garantias para concessão de aposentadoria, auxílio-acidente, auxílio-doença, entre outros benefícios da Previdência Social. Um suporte essencial para o momento em que o trabalhador mais necessita.

De acordo com Fausto José Conceição Abreu, presidente do Sindicato dos Comerciários de Pará de Minas, aproximadamente 30% da população não trabalha com carteira assinada e os prejuízos são muito grandes:


Fausto José Conceição Abreu
carteiraassinadafaustoconceicao1

Os encargos pesados impostos pelo governo brasileiro às empresas desestimulam as contratações. Com a economia praticamente parada, a tendência é crescer cada vez mais a informalidade pelo país:

Fausto José Conceição Abreu
carteiraassinadafaustoconceicao2

Os profissionais que atuam como autônomos também podem contribuir com o INSS. Basta adquirir um carnê em uma papelaria, preenchê-lo com os dados do trabalhador e o valor, e levá-lo a uma casa lotérica ou agência bancária para pagamento.

Os dados devem ser preenchidos corretamente para evitar transtornos. Essas informações sobre o carnê de contribuição do INSS podem ser obtidas em qualquer agência da Previdência Social do país.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!