Católicos se unem para celebrar o Dia de Corpus Christi em Pará de Minas. Veja horários de missas


A celebração de Corpus Christi é uma solenidade na qual a Igreja Católica celebra o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Trata-se do único dia do ano que o Santíssimo sai em procissão pelas ruas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo dom da Eucaristia. O próprio Jesus Cristo está presente como alimento e remédio espiritual. A Eucaristia é o centro de toda a vida cristã católica.

O Corpus Christi surgiu no século XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões em que Jesus l pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.

Quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, na Itália, ocorreu um milagre: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração.

O Papa Urbano IV, que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia São Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto.

Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, pronunciou diante da relíquia eucarística as seguintes palavras em latim: “Corpus Christi”, ou seja, Corpo de Cristo.


Em Pará de Minas a celebração vem sendo realizada nos últimos anos com a participação dos católicos das seis paróquias do município. A cada ano a procissão, missa e bênção do Santíssimo ocorre em uma paróquia diferente.

Nesta quinta-feira, 15 de junho, a celebração será na Paróquia Nossa Senhora da Piedade. A concentração dos fieis terá início às 15h30min, no Parque do Bariri, no bairro São José. Às 15h40min, a banda Power III iniciará sua apresentação e ás 16 horas será dada a primeira bênção ao Santíssimo Sacramento e em seguida a procissão sairá sentido ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

No Santuário vigário da titular da Forania Nossa Senhora da Piedade e auxiliar da Paróquia de São Francisco, padre Ydecy Ferreira Santos, presidirá a santa missa que será concelebrada pelos demais padres das paróquias paraminenses. Em seguida haverá um grande show com a banda Power III e barraquinhas coordenadas pela Paróquia de São Pedro e um grupo de jovens da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade.

Padre Charley Marcelino da Silva, administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, que será a anfitriã da festa de Corpus Christi em 2017, ressalta que será uma oportunidade de louvar a Eucaristia e dar um testemunho de fé da presença de Cristo:


Padre Charley Marcelino da Silva
corpuschristipadrecharleysilva1

O sacerdote lembra que a cada ano uma paróquia fica responsável pelas celebrações noturnas. Dessa vez a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade também realizará estes eventos durante a noite:

Padre Charley Marcelino da Silva
corpuschristipadrecharleysilva2

Ele destaca a beleza dos trabalhos artísticos produzidos pelos tapetes feitos com serragem e tinta. Os fiéis estarão enfeitando as ruas por onde passará a procissão e todos os que puderem ajudar estão convidados a participar:

Padre Charley Marcelino da Silva
corpuschristipadrecharleysilva3

Todos que participarem da procissão das celebrações de Corpus Christi estão sendo convidados a levar um quilo de alimento até o Parque do Bariri, onde haverá um caminhão para recolhimento. As doações serão encaminhadas a Cidade Ozanam e outras entidades assistenciais de Pará de Minas.

Horários de missas nas paróquias de Pará de Minas no feriado de Corpus Christi
Nesta quinta-feira, 15 de junho, as seis paróquias de Pará de Minas: Nossa Senhora da Piedade; São Francisco; Nossa Senhora Auxiliadora; São Pedro; Nossa Senhora Imaculada Conceição e Santo Antônio se unem para celebrar a festa de Corpus Christi, com concentração no Parque do Bariri a partir às 15h30min e procissão até o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, onde será celebrada a santa missa com a bênção do Santíssimo Sacramento.

O evento conjunto é realizado pela Forania Nossa Senhora da Piedade, que além das seis paróquias do município, também engloba a Paróquia de São Sebastião, em Florestal; Santo Antônio, em Igaratinga e São José, em São José da Varginha.

Além da reunião dos católicos para esta celebração única da festa de Corpus Christi, também haverá missa no período da manhã, nesta quinta (15), nas demais paróquias de Pará de Minas.

Veja os horários
7 horas – Missa na matriz de Nossa Senhora Auxiliadora

7h30min – Missa na igreja de Santa Edwiges

9 horas – Missa na matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

9 horas – Missa na matriz de São Pedro

9 horas – Missa na matriz de São Francisco

Na Paróquia de Santo Antônio, localizada no bairro Santos Dumont, não serão celebradas missas no feriado de Corpus Christi.

Também não serão celebradas missas nesta quinta (15) na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, uma vez que os paroquianos estarão envolvidos desde as primeiras horas do dia com os preparativos da festa de Corpus Christi em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!