Pará de Minas é referência no atendimento à saúde mental e promoverá eventos na Luta Antimanicomial


Na próxima sexta-feira, 18 de maio, será comemorado em todo o país o Dia Nacional do Movimento Antimanicomial ou Dia de Luta Antimanicomial. A data foi estabelecida em 1987 por força de um Encontro dos Trabalhadores de Saúde Mental ocorrido em Bauru.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Nos anos 60 o italiano Franco Basaglia idealizou e inseriu a proposta de evitar o uso de manicômios nos tratamentos psiquiátricos. O movimento nasceu da Reforma Sanitária Brasileira, que originou o Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante anos de luta por mudanças nas condições de tratamentos dos pacientes com transtorno mental no Brasil, criou-se uma nova política pública de atenção à saúde mental com base na Lei 12016/01.

Até então o portador de algum transtorno mental era marginalizado, taxado de louco e submetido à internação compulsória. Felizmente essa realidade mudou em todo o país há alguns anos.

Para lembrar a importante conquista da saúde mental, a Secretaria Municipal de Saúde organizou uma programação com várias atividades esta semana. A abertura será na quarta-feira (16), às 9 horas.

Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, fala sobre todos os equipamentos públicos que trabalham na humanização do atendimento prestado às pessoas com transtornos mentais. Os serviços são referência para toda a região:


Paulo Duarte
lutaantimanicomialpauloduarte1

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Policlínica e o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) também contam com estrutura para atender a demanda de saúde mental da população da microrregião:

Paulo Duarte
lutaantimanicomialpauloduarte2

Viviane Teixeira, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS/AD), destaca alguns eventos previstos na programação que podem ajudar a sociedade a refletir sobre a Luta Antimanicomial em Pará de Minas:


Viviane Teixeira
lutaantimanicomialvivianeteixeira

Na quarta-feira (16), das 9 às 17 horas, no ginásio Daniel de Oliveira Barbosa e no Clube Praça de Esportes, será disputado o 1º Torneio Centro-Oeste Craques da Vida, com participação de equipes de sete cidades da microrregião formadas por pacientes dos Centros em Referências em Saúde Mental (CERSAM).

O evento prossegue na quinta-feira (17), das 8h30 às 12 horas, na praça Padre José Pereira Coelho, Centro, será promovida uma ação educativa denominada “A mente quer paz”. Na oportunidade serão repassadas dicas de autocuidado a todos que passarem por aquele espaço público.

Na sexta-feira (18), haverá nova ação, também na praça Padre José Pereira Coelho, com divulgação dos serviços de saúde mental disponibilizados pelo município e uma exposição dos trabalhos dos pacientes do CAPS/AD e do CERSAM.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!