Cumprir normas de segurança garante a beleza dos fogos de artifício durante as festas juninas


As tradicionais festas juninas estão entre as maiores comemorações realizadas pelos brasileiros. A devoção a Santo Antônio, São João e São Pedro mostra a forte influência do catolicismo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os devotos fazem as bandeirinhas e outros enfeites para celebrar os santos. São rezados terços e também organizadas danças e brincadeiras para animar os participantes. Outro atrativo são as comidas típicas.

Canjica, caldo de feijão, pé de moleque e quentão estão entre os alimentos mais procurados nas festas juninas. A fogueira também é uma atração a parte e demanda muitos cuidados para evitar acidentes.

Outra preocupação deve ser em relação a queima de fogos. Os espetáculos pirotécnicos são muito comuns e precisam ser muito bem organizados para que não ocorram sérios problemas.

O sargento Jéferson Ferreira, da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, aproveitou a oportunidade para dar algumas dicas de segurança para os participantes das festas juninas.

Os foguetes são classificados de acordo com a capacidade de explosão e queima. Todos os produtos utilizados devem ser registrados e constam as devidas recomendações de segurança nas embalagens:


Jéferson Ferreira
fogosfestasjuninassargentojeferson1

As crianças devem ser orientadas sobre o uso de bombinhas. Já os adultos precisam soltar foguetes com o uso de extensores para evitar o contato com os fogos. Também não devem ser utilizados locais fechados:

Jéferson Ferreira
fogosfestasjuninassargentojeferson2

No caso das fogueiras o fogo não deve ser realimentado com álcool. As embalagens desse líquido inflamável podem explodir e provocar um incêndio. É preciso cautela para não deixar caixas de fósforos ao alcance de crianças:

Jéferson Ferreira
fogosfestasjuninassargentojeferson3

Os fogos de artifícios que falharem durante a soltura não deverão ser utilizados novamente. O ideal é que sejam devidamente descartados em um balde com água para que não aconteçam acidentes:

Jéferson Ferreira
fogosfestasjuninassargentojeferson4

Vale lembrar que é proibido soltar balões, pois eles podem provocar queimadas e até derrubar aeronaves. Também é recomendado o não uso de bebidas alcoólicas antes de fazer a queima de fogos de artifício.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!