Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

PJe se moderniza e expande entre os municípios mineiros

Em 2017, o Processo Judicial eletrônico (PJe) chegou a mais 18 comarcas de segunda entrância, totalizando 55 comarcas em Minas que utilizam o sistema (veja lista completa). Para o primeiro semestre de 2018, está prevista a instalação em mais nove comarcas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Nas comarcas mineiras já foram distribuídos 1.182.391 processos eletrônicos no PJe. Também em 2017, foi iniciado o projeto-piloto nos Juizados Especiais de Betim e Contagem, onde 4.126 processos foram distribuídos. Quase 110 mil usuários estão cadastrados no sistema, e cerca de 80% deles são advogados.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, o PJe representa a modernidade e traz agilidade ao trabalho do Judiciário. “O Processo Judicial eletrônico representa a contemporaneidade da Justiça. Não há como pensar em trabalhar em uma Justiça hoje que não seja informatizada, pois os recursos tecnológicos trazem celeridade, economia e razoabilidade no funcionamento da Justiça.”

Segundo o desembargador Wilson Benevides, superintendente de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Tribunal vem cumprindo o estabelecido no planejamento. “Uma vez colocada uma meta e estabelecido um cronograma, ele tem sido cumprido, com margem inclusive para acrescentar algumas unidades”, disse o desembargador. Inicialmente estava prevista a implantação em 16 comarcas em 2017 e a implantação nos juizados de Betim e Contagem como projeto-piloto. Devido ao bom andamento dos trabalhos, foi possível acrescentar mais duas comarcas no último ciclo: Itaúna e São Lourenço.

A implantação do PJe se traduz em economia real de mão de obra, mais agilidade e maior segurança. “Muitas atividades manuais simplesmente deixam de existir, como organização e armazenamento de processos em estantes, cadastro em livro de carga, conferência de páginas, carimbos. Outras, como as intimações, a juntada de documentos, o arquivamento, deixam de ser mecânicas. Em relação à segurança, temos a assinatura eletrônica e eliminamos o perigo de extravios”, avalia o desembargador Wilson Benevides.

Execuções fiscais
Outra novidade é que, a partir de 1º de janeiro de 2018, as execuções fiscais passam a tramitar obrigatoriamente pelo PJe, nas comarcas onde ele está implantado. Desde 1º de julho de 2017, a tramitação das execuções fiscais no sistema era facultativa, à exceção das execuções do Município de Contagem, onde a tramitação eletrônica é obrigatória, desde dezembro de 2016.

As ações distribuídas em meio físico até a data anterior à obrigatoriedade continuarão tramitando da mesma forma.

Próximos passos
O cronograma de expansão do primeiro semestre de 2018 prevê a implantação em mais nove comarcas: Itambacuri, Ponte Nova, Nova Serrana, Pirapora, Campo Belo, Formiga, Nova Lima, Araguari e Carmo do Paranaíba.

Outra novidade para o próximo ano é a atualização para a versão 2.0 da ferramenta. A adoção da nova versão representa mais um passo adiante na implantação do PJe no Tribunal mineiro. Segundo o superintendente de Tecnologia da Informação do TJMG, a nova versão foi desenhada para melhorar a usabilidade do sistema, com maior automatização das funções (menos cliques para efetivar os comandos). “No PJe 2.0 temos um leiaute de tela novo, mais enxuto e simplificado, com um número maior de recursos para o usuário se organizar”, disse o magistrado.

O Tribunal estuda ainda expandir o PJe para os Juizados Especiais das comarcas onde o sistema já está implantado e começar a implantação nas varas criminais, onde ele funcionará interligado ao Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU). Segundo o desembargador Wilson Benevides, uma possibilidade que vem sendo analisada pela administração do Tribunal é a implantação do PJe nas comarcas de primeira instância de difícil provimento, de forma a facilitar a cooperação de juízes entre comarcas. Com informações do Centro de Imprensa/CEIMP

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm