Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Jacaré capturado perto da penitenciária Dr. Pio Canedo em Pará de Minas


As equipes da Polícia Militar de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros encontraram na segunda-feira, 11 de dezembro, um Jacaré-de-papo-amarelo. O animal estava em uma comunidade próxima a penitenciária Dr. Pio Canedo, em Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O réptil de cor esverdeada tem a barriga amarelada, o focinho largo e achatado. Ele pode medir até três metros de comprimento, tem hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol.

Yara Lacerda Sarmento

Ele se alimenta de peixes, aves e mamíferos. O período reprodutivo acontece entre os meses de janeiro e março, quando ocorrem grandes enchentes dos rios. As fêmeas põem entre 30 e 60 ovos por ninhada.

A espécie pode viver até 50 anos. É ecologicamente importante porque fazem o controle biológico de outras espécies de animais, pois se alimentam dos animais mais velhos e fracos que não conseguem escapar de seu ataque.

Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos. Em Pará de Minas o animal encontrado tinha 1,70m de comprimento. Estava bem alimentado e em com bom estado de saúde.

Yara Lacerda Sarmento

De acordo com o médico veterinário Idael Christiano de Almeida Santa Rosa, esses animais já foram comuns na região e infelizmente desapareceram. Apenas alguns jacarés surgem, o que mostra uma reação da natureza:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
jacareencontradoidael1

Quando se deparar com um Jacaré-de-papo-amarelo o cidadão não precisa se alarmar. Basta deixá-lo quieto e se o animal estiver caminhando para uma área de risco, acione o Corpo de Bombeiros:


Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
jacareencontradoidael2

Atualmente os jacarés-de-papo-amarelo fazem parte da lista de animais em extinção do O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Isso ocorre principalmente devido a destruição do habitat natural dos répteis e à poluição dos rios.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm