Nova placa veicular padrão Mercosul será produzida em MG a partir de dezembro


O estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a começar a implantação da nova placa veicular do padrão Mercosul. A novidade chegou as terras cariocas nesta última terça-feira, 11 de setembro.


O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RJ) adotou o modelo moderno, que vem equipado com um QR Code para aumentar a segurança do usuário e diminuir as chances de clonagem.


Diferentemente das tradicionais de cor cinza, a nova placa é azul e branca e possui quatro letras e três números. Ela terá um código único contendo dados do fornecedor, data, ano e modelo de fabricação.


A placa também é rastreável por meio de um aplicativo que ainda será disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Ela possui outros itens de segurança que poderão ser ativados posteriormente.


No Rio de Janeiro a nova placa custará R$ 219,35 para os proprietários de veículos. Esse é o mesmo valor das placas tradicionais atuais. Em Minas Gerais a novidade chegará em breve.

A informação é de Altemir de Almeida, presidente da Associação dos Fabricantes de Placas de Minas Gerais (AFAPEMG). Ele explica que o tamanho será o mesmo e oferecerá maior segurança a todos:


Altemir de Almeida
novaplacaaltemiralmeida1

Desde o ano de 2014 o DENATRAN vem publicando resoluções para a adoção das novas placas. Os fabricantes precisarão adquirir novos maquinários e em Minas Gerais o novo modelo estará no mercado a partir de dezembro:

Altemir de Almeida
novaplacaaltemiralmeida2


A nova placa é apenas para os carros novos no ato do emplacamento, e para os casos de troca de propriedade, de domicílio e alteração de categoria. Quem desejar pode adquirir o novo modelo de forma voluntária.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!