Equoterapia ajuda melhorar os movimentos de pessoas com dificuldades locomotoras


Há três anos e meio que o município de Pará de Minas conta com um importante serviço de fisioterapia. Os trabalhos são realizados no Centro de Equoterapia Fernando de Melo Franco, localizado nas dependências do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz.

Os pacientes são encaminhados pela rede pública de saúde e o tratamento consiste em montar em um cavalo. O andar do animal faz com que vários músculos do corpo da pessoa sejam exercitados.


Os movimentos devem ser acompanhados por um profissional habilitado para que os efeitos sejam os almejados. Além da coordenação motora, a equoterapia também ajuda a corrigir a postura.

Outro fator importante é o contato regular com um animal dócil como o cavalo. Isso também proporciona um grande ganho emocional aos pacientes. Diante de tantos benefícios, a ciência também teve decretado o seu dia.


Na quinta-feira, 9 de agosto, comemorou-se o Dia Nacional da Equoterapia. Ele foi instituído pela Lei Federal nº 12.067, de 29 de outubro de 2009, com o objetivo de difundir a prática equoterápica no país.

O fisioterapeuta Orlando Inácio Almeida Silva afirma que é muito recompensador ajudar pessoas com dificuldades locomotoras conseguirem melhorar os movimentos e ao mesmo tempo ter o reconhecimento da população e do poder público:


Orlando Inácio Almeida Silva
diadaequoterapiaorlandoinacio

A dona de casa Maria Clementina Lemos Patrício afirma que a filha tem sido muito beneficiada com as sessões de equoterapia. Ela percebeu a melhora na qualidade de vida da jovem:


Maria Clementina Lemos Patrício
diadaequoterapiamariaclementina


O Centro de Equoterapia de Pará de Minas também é conectado em rede com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), através do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!