O que fazer para ter uma noite de sono tranquila e reparadora? Médico dá dicas


O mundo moderno e tomado pela tecnologia vem causando transtornos para muita gente. Um dos problemas mais comuns é a dificuldade para dormir. Os relatos são constantes e rotineiros das pessoas que não conseguem uma noite reparadora durante o sono.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

No dia seguinte essas pessoas se declaram cansadas. Argumentam que não conseguiram dormir ou que acordou várias vezes ou mesmo que conseguiram dormir, mas não descansaram apesar disso.

Também afirmam que a correria diária para cumprir as tarefas e o foco em aparelhos tecnológicos na tentativa de se manterem atualizados faz com que essas pessoas não consigam se desligar. Muitos levam para cama o smartphone ou tablete, o que é um erro.

Como essas reclamações são comuns, a reportagem do Portal GRNEWS falou sobre o assunto com o médico Jayson Peixoto Machado, otorrinolaringologista e especialista em sono.

Ele repassa dicas importantes para que a pessoa tenha uma boa noite de sono. Para isso é preciso entender como se dá o processo do sono, caracterizado por ciclos. Sendo que a terceira fase é a mais reparadora:


Jayson Peixoto Machado
jaysonpeixotosono1

Durante o processo de sono, algumas pessoas relatam a sensação de que estão acordadas, mas isso ocorre apenas no cérebro. O restante do corpo não responde a este estímulo. Isso ocorre muito com pessoas ansiosas:

Jayson Peixoto Machado
jaysonpeixotosono2

A boa notícia que esse comportamento não significa alguma doença, apenas um desarranjo durante a noite. O especialista destaca a importância da “higiene do sono” e até dá dicas sobre alimentação que pode atrapalhar a noite de sono:

Jayson Peixoto Machado
jaysonpeixotosono3

Outra queixa comum é o ronco. Casais reclamam do ronco um do outro o que acaba atrapalhando a noite de sono. De acordo com o médico Jayson Peixoto Machado roncar toda noite não é normal e pode ser sinal de Apineia do Sono, cujo tratamento é realizado de forma específica para cada caso. Muitas vezes é preciso uma equipe multidisciplinar composta por otorrinolaringologista, ortodontista, fonoaudiólogo e nutricionista tratar o caso.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!