Católicos celebram Nossa Senhora Aparecida com muita festa em Pará de Minas


Nesta sexta-feira, 12 de outubro, o povo católico celebra mais um dia em honra e devoção a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Nesta data também é comemorado o Dia das Crianças.

A festa litúrgica é feriado nacional no país desde 1980. O falecido Papa João Paulo II consagrou a Basílica de Aparecida como o quarto santuário mariano mais visitado do mundo. O prédio é capaz de abrigar até 45.000 fiéis.

A igreja fica na cidade de Aparecida, no interior do estado de São Paulo. Segundo os relatos históricos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717.

O conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, passava pela cidade de Guaratinguetá e a população decidiu homenageá-lo com uma festa.

Três pescadores lançaram os barcos no rio Paraíba e queriam oferecer peixes ao conde. Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus.

Um dos pescadores jogou a rede e apanhou o corpo de uma imagem da santa sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço.

Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado pesada. A partir deste momento os pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto.

Padre Geraldo Gabriel de Bessa, administrador da Paróquia de Santo Antônio, no bairro Santos Dumont, informa que desde a descoberta do Brasil que Nossa Senhora da Conceição é venerada por milhões de fieis:

Geraldo Gabriel de Bessa
padre_geraldo_gabriel_nsaparecida1


No México a mãe de Jesus Cristo se manifestou como Nossa Senhora de Guadalupe e para os brasileiros surgiu como negra. Uma forma de fazer todos refletir sobre a importância de tratar bem aos povos indígenas e negros:

Geraldo Gabriel de Bessa
padre_geraldo_gabriel_nsaparecida2

As celebrações a Nossa Senhora Aparecida não tem a mesma devoção em todo o país, apesar de ser a padroeira do Brasil. Os católicos dos estados localizados na região centro-sul são os que mais a adoram. No dia 12 de outubro também é celebrado os aniversários das rádios Santa Cruz-FM e Stilo-FM:

Geraldo Gabriel de Bessa
padre_geraldo_gabriel_nsaparecida3

Veja abaixo a programação da Festa de Nossa Senhora Aparecida, na igreja que leva o nome da santa, no alto do bairro Santos Dumot, em Pará de Minas:

8h – Santa Missa presidida pelo padre Cláudio
11h – Santo Terço das Famílias com os Filhos de Maria
12h – almoço festivo
17h – Procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida saindo do cruzeiro de São Benedito, passando pelas ruas Jardim das Oliveiras, Lamentações, Osmar Xavier Marinho, Terra Santa e em seguida Santa Missa presidida pelo padre Geraldo Gabriel. Na sequência haverá barraquinha e show com Juvenil Alves.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!