Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Católicos celebram Nossa Senhora Aparecida com muita festa em Pará de Minas


Nesta sexta-feira, 12 de outubro, o povo católico celebra mais um dia em honra e devoção a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Nesta data também é comemorado o Dia das Crianças.

A festa litúrgica é feriado nacional no país desde 1980. O falecido Papa João Paulo II consagrou a Basílica de Aparecida como o quarto santuário mariano mais visitado do mundo. O prédio é capaz de abrigar até 45.000 fiéis.

A igreja fica na cidade de Aparecida, no interior do estado de São Paulo. Segundo os relatos históricos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717.

O conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, passava pela cidade de Guaratinguetá e a população decidiu homenageá-lo com uma festa.

Três pescadores lançaram os barcos no rio Paraíba e queriam oferecer peixes ao conde. Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus.

Um dos pescadores jogou a rede e apanhou o corpo de uma imagem da santa sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço.

Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado pesada. A partir deste momento os pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto.

Padre Geraldo Gabriel de Bessa, administrador da Paróquia de Santo Antônio, no bairro Santos Dumont, informa que desde a descoberta do Brasil que Nossa Senhora da Conceição é venerada por milhões de fieis:

Geraldo Gabriel de Bessa
padre_geraldo_gabriel_nsaparecida1


No México a mãe de Jesus Cristo se manifestou como Nossa Senhora de Guadalupe e para os brasileiros surgiu como negra. Uma forma de fazer todos refletir sobre a importância de tratar bem aos povos indígenas e negros:

Geraldo Gabriel de Bessa
padre_geraldo_gabriel_nsaparecida2

As celebrações a Nossa Senhora Aparecida não tem a mesma devoção em todo o país, apesar de ser a padroeira do Brasil. Os católicos dos estados localizados na região centro-sul são os que mais a adoram. No dia 12 de outubro também é celebrado os aniversários das rádios Santa Cruz-FM e Stilo-FM:

Geraldo Gabriel de Bessa
padre_geraldo_gabriel_nsaparecida3

Veja abaixo a programação da Festa de Nossa Senhora Aparecida, na igreja que leva o nome da santa, no alto do bairro Santos Dumot, em Pará de Minas:

8h – Santa Missa presidida pelo padre Cláudio
11h – Santo Terço das Famílias com os Filhos de Maria
12h – almoço festivo
17h – Procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida saindo do cruzeiro de São Benedito, passando pelas ruas Jardim das Oliveiras, Lamentações, Osmar Xavier Marinho, Terra Santa e em seguida Santa Missa presidida pelo padre Geraldo Gabriel. Na sequência haverá barraquinha e show com Juvenil Alves.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm