Saiba como agir para solicitar corte de árvores nas áreas urbana e rural de Pará de Minas

parademinas_geral_cidade
Diariamente são abertos processos requerendo o corte de árvores na área urbana e na zona rural do município de Pará de Minas. Alguns procedimentos são solicitados para plantas existentes em propriedades rurais enquanto outras são para casas e praças públicas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em alguns casos existe o risco de queda iminente, comprometimento da rede elétrica, risco de danos a residências e prédios, entre outros. Uma equipe da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural Meio e Ambiente, faz as visitas e avalia cada caso.

Os cortes são autorizados após a análise criteriosa. Porém, existem algumas dúvidas em relação ao corte de árvores em determinadas áreas que são de competência do governo estadual.

Rafaela Oliveira, assessora de Meio Ambiente, explica que os proprietários dos imóveis que pagam Imposto Territorial Rural (ITR) deverão procurar a Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) para solicitar o corte de árvores. Já aqueles que pagam o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) devem procurar a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente:
rafloliv_arv

Rafaela Oliveira
rafloliv_arv1

Ela disse ainda que nos casos em que as árvores estão em situação de risco o corte é autorizado com maior rapidez. Nos casos em que a intervenção pode aguardar os procedimentos burocráticos, a autorização é feita dentro dos prazos:

Rafaela Oliveira
rafloliv_arv2

É exigida a doação de três mudas para cada corte. No caso das espécies nativas ou protegidas por lei o requerente deverá doar cinco mudas. Essas novas árvores são plantadas pela prefeitura no perímetro urbano. O telefone da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente é o (37) 3231-7878.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!