Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

IMA capacita engenheiros agrônomos de diversos estados


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) capacitou mais 65 engenheiros agrônomos de todo o país para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e do Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC). O curso ocorreu durante o II Seminário de Defesa Vegetal de Minas Gerais (Sedeve) realizado entre os dias 5 e 7 de dezembro em Poços de Caldas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A capacitação é determinada por meio da Instrução Normativa nº 33 de 24 de agosto de 2016, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O IMA já realizou 85 cursos de CFO, que habilitaram 1.593 profissionais de Minas Gerais e de todo o país.

O CFO e o CFOC são documentos oficiais que comprovam a condição fitossanitária da origem de um produto agrícola ou de suas partes, com o objetivo de prevenir a disseminação de pragas dentro do estado.

O CFO certifica o produto vegetal na unidade produtiva (propriedade rural) e o CFOC certifica na unidade de consolidação (beneficiadora, processadora ou embaladora).

De acordo com o engenheiro agrônomo fiscal agropecuário do IMA, Leonardo do Carmo, o curso é importante na medida em que desenvolve e fortalece a defesa sanitária vegetal em Minas Gerais e no Brasil. Participaram profissionais dos estados do Paraná, Espírito Santo e São Paulo. Estes profissionais poderão, a partir de agora, emitir os certificados em seus estados.

“Dos 65 profissionais habilitados dessa vez, 37 são da Emater, empresa que volta a atuar com certificação fitossanitária de origem, ampliando o número de profissionais no campo, abrangendo 853 municípios mineiros e permitindo aos produtores exportarem seus produtos com qualidade”, diz Carmo.

O engenheiro agrônomo explica que o curso é uma oportunidade para os profissionais atualizarem conhecimentos relacionados com a legislação fitossanitária nacional bem como renovar os procedimentos, a fim de executarem suas atividades com eficiência, ação que garante a certificação de origem de produtos agrícolas que exigem esse controle.

Depoimentos de alguns participantes
“O curso foi importante para voltar à atividade que eu exercia em Iconha (ES), na área de certificação de produtos. A principal cultura da região é a banana, mas também produzimos citros. Tomamos conhecimento da legislação nacional, identificando quais as doenças que acometem as lavouras e quais os produtos podem ser certificados pelos habilitados, além de aprendermos a forma correta de trabalhar” – Fábio Polastreli Guedes, de Iconha (ES)

“É a primeira vez que faço o curso, que é muito válido, uma oportunidade única de fazê-lo próximo de minha cidade. A gente aprende sobre a área de defesa sanitária vegetal, assim como alguns conhecimentos sobre as atividades nas barreiras sanitárias e doenças que ocorrem nas lavouras. Além de ser um curso de habilitação é um curso de revisão, porque alguns temas foram trabalhados na graduação, mas alguns esquecidos. O curso é mais prático do que o teórico para que possamos aplicar no dia a dia profissional. – Fernando Delavia , de Andradas (MG)

“Curso muito bom, gostei muito dos profissionais das palestras, será um ponto de partida profissional. As informações são muito importantes. Na graduação a gente não dá muita importância para a defesa sanitária vegetal. Estou aprendendo na prática como funciona e vendo o quão importante é a prevenção para evitar a disseminação destas pragas”. – Camila Calsavara Rocha, de São João Del Rey (MG)

“Vim fazer o curso de CFO/CFOC para me capacitar melhor nesta parte de identificação de pragas nas lavouras. A defesa sanitária vegetal é muito importante não só para o estado de Minas Gerais, mas para o país todo. Na minha família nós temos produção de algumas culturas e precisava me capacitar. A parte prática foca no que é realmente necessário, facilitando o aprendizado, de forma mais dinâmica, olhando e entendendo os sintomas para identificar as pragas no campo” – Silmara kudlaviec, de Araucária (PR). Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm