Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Receita Federal vai tornar inapto CNPJ de empresas que não enviaram certidões nos últimos anos


A Receita Federal está intensificando as fiscalizações para declarar inaptos no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) os contribuintes que estejam omissos na entrega de escriturações e declarações nos últimos cinco anos.

As ações focam especialmente nas Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF). A inaptidão do CNPJ resulta no impedimento do contribuinte em participar de novas inscrições, a possibilidade de baixa de ofício da inscrição e a invalidade da utilização da inscrição para fins cadastrais.

Também a nulidade de documentos fiscais e a responsabilização dos sócios pelos débitos em cobrança. O Ato Declaratório Executivo (ADE) de inaptidão será publicado pela Delegacia da Receita Federal.

O responsável pela empresa pode consultar a existência de omissões na entrega de declarações no site da Receita Federal. É importante consultar o contador para verificar a situação.

Estima-se que até 3,4 milhões inscrições no CNPJ sejam declaradas inaptas até maio de 2019. Para evitar isso o contribuinte deve acabar com as omissões das escriturações e declarações dos últimos 5 anos.

Segundo Jasmita Teixeira Duarte de Melo, chefe da agência da Receita Federal em Pará de Minas, foi feita uma apuração minuciosa nas empresas e ficou constatado o não envio de declarações:


Jasmita Teixeira Duarte de Melo
cnpjinaptojasmitateixeiraduarte1

Inicialmente a empresa omissa é considerada pelo fisco como inapta. Para regularizar a situação ela precisa fazer a escrituração e enviar as declarações pendentes para evitar as penalidades previstas em lei:

Jasmita Teixeira Duarte de Melo
cnpjinaptojasmitateixeiraduarte2

O contribuinte que permanecer inapto terá a inscrição baixada assim que forem cumpridos os devidos prazos. Já as obrigações tributárias não cumpridas serão exigidas dos inscritos como pessoa jurídica.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm