Trabalho do SAMU não diminuiu demanda de atendimentos do Corpo de Bombeiros, afirma comandante


No dia 7 de junho de 2017 foi inaugurado em Pará de Minas o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A base construída na gestão do ex-prefeito Antônio Júlio de Faria recebeu uma ambulância e as equipes de socorristas que já completaram o primeiro mês de trabalho, apresentando bons resultados.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A população paraminense aguardava esse tipo de assistência especializada há anos. Isso só foi possível graças a um convênio firmado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG OESTE), com sede em Divinópolis.


Mais de 50 municípios da região Centro-Oeste de Minas Gerais foram beneficiados com a chegada do SAMU. Toda a estrutura é mantida pelas prefeituras conveniadas e o governo do estado.

Funcionando há pouco mais de um mês na cidade, o serviço vem contribuindo muito para o atendimento de situações de urgência e emergência. Especialmente os acidentes de trânsito geram grande demanda.

O Corpo de Bombeiros também tem trabalhado muito para atender as ocorrências de incêndios, afogamentos, acidentes de trânsito, vistorias em edifícios e empresas, entre outros serviços.

Na avaliação do capitão Adelmo Francisco de Oliveira, comandante da Companhia do Corpo de Bombeiros sediada em Pará de Minas, a chegada de mais uma unidade de resgate tem ajudado a melhorar o atendimento a população:


Capitão Adelmo Francisco de Oliveira
vindadosamucapitaoadelmo1

De acordo com o oficial a demanda de trabalho dos bombeiros não sofreu muito impacto com a chegada do SAMU. Ele disse a reportagem do Portal GRNEWS que foram registrados 415 atendimentos do Corpo de Bombeiros no mês anterior a inauguração do SAMU e 399 após a chegada dessas novas equipes de resgate:

Capitão Adelmo Francisco de Oliveira
vindadosamucapitaoadelmo2

O alerta continua em relação ao alto índice de acidentes envolvendo motocicletas. Entre os fatores que contribuem para a violência no trânsito tem sido a imprudência, desrespeito as leis, alta velocidade, entre outros:

Capitão Adelmo Francisco de Oliveira
vindadosamucapitaoadelmo3

O SAMU deverá ser acionado pelo telefone 192 nos casos de dores no peito, crises convulsivas, intoxicação ou envenenamento, acidentes de trânsito com atropelamento, queimaduras graves, traumas, trabalhos de parte com risco de morte para a mãe ou o filho, desmaios, quedas acidentais, sangramentos e hemorragias.

O Corpo de Bombeiros poderá ser chamado pelo telefone 193 em casos de incêndio, acidentes com pessoas presas nas ferragens, tentativas de suicídio, choques elétricos, salvamentos aquáticos, desabamentos, quedas em alturas, deslizamentos de terra e vazamento de gás.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!