Nova Serrana implanta projeto Olho Vivo e rede criptografada da Polícia Militar para combater criminalidade

Divulgação/Polícia Militar

O município de Nova Serrana vem registrando nos últimos anos alto índice de criminalidade, gerando grande preocupação nas autoridades de segurança pública da região Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais. O pólo calçadista atrai trabalhadores e com isso o município tem um grande crescimento demográfico.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Aumentando a população, o poder público enfrenta grandes desafios para atender as demandas nas áreas da educação, saúde, lazer, assistência social, e principalmente segurança pública.

Divulgação/Polícia Militar

Visando combater a criminalidade mais efetivamente foi implantado no município o sistema de monitoramento por câmeras denominado Olho Vivo e uma rede digital criptografada de comunicação para a Polícia Militar. Foram instaladas 31 câmeras em 18 pontos estratégicos da cidade.

O monitoramento já está funcionando. As câmeras do Olho Vivo contribuirão para o policiamento ostensivo e auxiliará a Polícia Militar nas ações de prevenção e repressão a criminalidade.

Divulgação/Polícia Militar

Os projetos foram custeados através de uma emenda parlamentar do deputado estadual, Fábio Avelar, no valor de R$ 1,5 milhão. A Prefeitura de Nova Serrana ficou responsável pelo treinamento dos servidores que atuam no monitoramento por câmeras.

A contrapartida do município é de aproximadamente R$ 350 mil ao ano, além da manutenção por 10 anos. Coronel Helbert William Carvalhaes, comandante da 7ª Região da Polícia Militar, comemora a implantação do sistema:


Coronel Helbert William Carvalhaes
olhovivonscoronelcarvalhaes1

O oficial da revela que Nova Serrana é a primeira cidade fora da região metropolitana de Belo Horizonte a implantar a rede criptografada. A nova tecnologia dará maior agilidade nos atendimentos e evitará que a frequência da polícia seja copiada, porque as mensagens são criptografadas:

Coronel Helbert William Carvalhaes
olhovivonscoronelcarvalhaes2

O coronel afirmou categoricamente que a comunidade, poder público e o empresariado dos demais municípios da região devem unir forças e implantar o projeto Olho Vivo para ajudar no combate a criminalidade:

Coronel Helbert William Carvalhaes
olhovivonscoronelcarvalhaes3

Em Pará de Minas a Associação Empresarial (ASCIPAM) já fez os levantamentos e elaborou um projeto que foi encaminhado ao alto comando da Polícia Militar. Porém, a proposta não saiu do papel até o momento.

O 60º Batalhão da Polícia Militar de Nova Serrana recebeu também 37 novos policiais militares formados recentemente. Desses, 17 serão enviados para municípios jurisdicionados e 20 reforçarão o efetivo da Polícia Militar na capital mineira do calçado esportivo.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!