Números do IBGE não batem com os do município e prefeito de Pará de Minas quer revisão do Censo demográfico


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza periodicamente um levantamento dos dados referentes à população para que o governo federal saiba sobre o crescimento do país.

O banco de dados é fundamental no planejamento do orçamento da União. Os números mostram as demandas a serem atendidas e o volume de recursos financeiros que será necessário repassar para as prefeituras.

Com esse dinheiro do chamado Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que os gestores fazem os investimentos em serviços públicos. É importante destacar que as estatísticas de cada município são levadas em conta ao fazer os repasses.

A última estimativa populacional divulgada pelo IBGE mostra que o Brasil tem mais de 208 milhões de habitantes. Neste contexto, o município de Pará de Minas aparece com 93.101 pessoas.

Esse número divulgado não agradou o prefeito Elias Diniz (PSD). Para ele os números apresentam grandes impactos nas áreas de saúde, educação, assistência social, entre outras áreas. Outro reflexo está relacionado aos valores repassados pelo governo federal:


Elias Diniz
pesquisaibgeeliasdiniz1

A prefeitura está questionando a equipe do IBGE no Rio de Janeiro os números relativos ao crescimento de Pará de Minas. Os dados do órgão federal estão conflitantes com as estatísticas do município:

Elias Diniz
pesquisaibgeeliasdiniz2

As informações são muito importantes porque o gestor municipal precisa de recursos para custear os serviços públicos. Os repasses federais levam em consideração os registros feitos pelo IBGE:

Elias Diniz
pesquisaibgeeliasdiniz3

Pará de Minas recebe verbas como município com população de 90 mil habitantes e investe como tendo mais de 100 mil. Por isso está sendo discutida a metodologia adotada no último censo realizado:

Elias Diniz
pesquisaibgeeliasdiniz4

De acordo com o último levantamento realizado pelo IBGE, o número de habitantes em Pará de Minas passou de 92 mil para 93.101, registrando um pequeno aumento populacional de acordo com estimativa do IBGE.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!